A Food and Drug Administration (FDA), agência americana para controle de medicamentos, liberou o marketing do primeiro aplicativo desenvolvido para ajudar a tratar pacientes com dependência química, o reSET®.
A orientação do FDA é que o app seja usado junto com a terapia ambulatorial para tratar dependência de álcool, cocaína, maconha e estimulantes. O aplicativo não é indicado para tratar a dependência de opioides.
O reSET®, que contém um aplicativo para o paciente e um painel de controle do clínico, oferece terapia comportamental cognitiva aos usuários para ensinar habilidades que ajudam no tratamento da dependência química.
O programa utiliza uma série de incentivos para recompensar os pacientes pela adesão ao seu programa de tratamento.
Veja também: ‘FDA aprova polêmico dispositivo para tratar obesidade’
Ensaio clínico para aprovação
A FDA analisou os dados de um estudo clínico de 12 semanas com 399 pacientes que receberam tratamento padrão ou tratamento padrão + reSET®. Os dados mostraram um aumento estatisticamente significativo na adesão à terapia naqueles que utilizaram o aplicativo: 40,3% em comparação com 17,6% dos pacientes que não utilizaram o app.
O ensaio clínico não demonstrou a eficácia do uso do dispositivo reSET® em pacientes que relataram dependência de opioides. Os dados não indicaram quaisquer efeitos colaterais associados ao dispositivo.
Referências:
- https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm576087.htm
- https://peartherapeutics.com/reset/
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.