Estudo revela importância da 4ª dose de vacinas contra covid-19 em maiores de 40
Mesmo com a redução na procura por vacinas contra a covid-19, pessoas com 40 anos ou mais que tomaram a 4ª dose da vacina monovalente podem ser consideradas protegidas contra possíveis internações e mortes em decorrência da doença.
Foi o que demonstrou um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). De acordo com o Painel de Cobertura Vacinal Covid, produzido pelo Ministério da Saúde, apenas 18% da população brasileira tomou a 4ª dose da vacina monovalente.
Análise
A pesquisa também indicou que proteção de vacinas baseadas em mRNA e adenovírus se igualam após 120 dias, ainda que aquelas baseadas em mRNA, como as da Pfizer, tenham apresentado melhor resultado a curto prazo.
O trabalho foi desenvolvido pelo grupo Vebra Covid-19, em parceria com a pasta, que realiza estudos de efetividade de vacinas no Brasil e internacionalmente. O trabalho contou com informações de mais de 46 milhões de brasileiros vacinados com, pelo menos, a terceira dose de vacina contra a covid-19.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.