Um estudo feito com mais de 1 milhão de pacientes encontrou evidências de relação direta entre colesterol alto e risco de morte em quatro tipos de câncer. Essa associação pode significar que medicamentos para diminuir o colesterol, como estatinas, podem também reduzir o risco de morte em decorrência da doença.
Entre 2000 e 2013, pesquisadores analisaram mais de 1 milhão de pacientes de um hospital no Reino Unido, com um dos quatro tipos mais comuns de câncer: pulmão, mama, próstata e intestino. O objetivo era determinar se havia uma relação entre níveis elevados de colesterol e o risco de mortalidade.
Excluindo os fatores que influenciam a mortalidade (idade, sexo e etnia), os pesquisadores descobriram que pacientes com câncer diagnosticados com colesterol alto tinham menos risco de morte. Os cientistas especulam que o efeito se deve ao uso de medicamentos para controle de colesterol, como estatinas.
Outros remédios cardiovasculares também podem ter esse efeito, o que explicaria os diferentes níveis de redução de riscos nos quatro tipos de câncer. Por exemplo, câncer de próstata está associada a doenças do coração e esses pacientes costumam tomar inibidores da ECA e beta-bloqueadores.
Referências: https://www.medicalnewstoday.com/articles/311550.php
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.