Estudo recente publicado no JAMA Network Open procurou entender a associação entre comportamento sedentário, atividades físicas leves e um envelhecimento saudável. De acordo com o artigo, embora a realização de atividades físicas de moderada a intensa tenha sido analisada e se mostrado benéfica sobre um envelhecimento saudável, ainda permanecem dúvidas sobre as consequências da substituição do sedentarismo por atividades físicas leves (AFL).
O estudo
A fim de estimar os impactos da substituição de comportamentos sedentários por atividades físicas leves (AFL) foram selecionadas 45.176 mulheres a partir da “Nurses’ Health Study”, com idade acima de 50 anos sem doenças crônicas importantes, o seguimento foi de 20 anos.
Foram criadas três medidas de comportamento sedentário: horas assistidas de televisão, tempo sentada no trabalho, tempo sentada em casa). Além de dois valores para AFL: horas em pé ou andando em casa (AFL-casa) e no trabalho (AFL-trabalho)
Leia também: Como a medicina regenerativa pode contribuir na evolução das doenças?
Envelhecimento saudável foi definido como sobrevivência para além dos 70 anos com quatro patamares de saúde mantidos (ausência de doenças crônicas, sem prejuízo da memória subjetiva, função física ou saúde mental).
Utilizou-se um modelo de substituição para avaliar o impacto sobre o envelhecimento de se alterar uma hora de sedentarismo por uma hora de AFL.
Achados
Entre as 45.176 participantes do estudo, 3.873 foram avaliadas como tendo alcançado um envelhecimento saudável. Após ajustes para covariantes (incluindo exercícios de moderados a pesados), os pesquisadores calcularam que um aumento de 2 horas por dia nas horas assistindo televisão estava associado com uma redução de 12% nas chances de se ter um envelhecimento saudável.
Enquanto um aumento de 2 horas na realização de AFL-trabalho estava associado a uma chance 6% maior de se alcançar um envelhecimento saudável.
Substituir 1 hora de televisão por 1 hora de AFL-casa (OR, 1,08; IC 95%, 1,05-1,12) ou AFL-trabalho (OR, 1,10; IC 95%, 1,07-1,14), também aumentou as chances de um envelhecimento saudável. Assim como a troca por atividades físicas de moderadas a pesadas (OR, 1,28; IC 95%, 1,23-1,34) e substituição de horas assistidas de televisão por horas de sono entre as participantes que dormiam 7 horas ou mesmo.
Conclusão
Segundo os autores, o estudo mostrou que todas as substituições de comportamentos sedentários foram benéficas para as pacientes, sejam atividades físicas de diferentes níveis ou mais horas de sono, complementando estudos anteriores, ao apresentar mais evidências de que modificações comportamentais durante o dia contribuem para a saúde geral dos pacientes.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.