Os resultados preliminares de uma nova terapia para a depressão leve mostraram que a hipertermia pode ser um forte aliado no tratamento da doença. O procedimento teve uma ação rápida e se mostrou seguro com benefícios terapêuticos prolongados, de acordo com uma publicação do JAMA Psychiatry.
Para chegar nessa conclusão, um grupo de pesquisa realizou um estudo duplo-cego, randomizado, controlado, de 6 semanas, de uma única sessão de hipertermia em 34 pacientes com um longo período depressivo (idade média de 39, média de duração do período de 113 meses). A maioria dos pacientes tinha tomado, no mínimo, um tipo de antidepressivo e teve, no mínimo, um período de depressão anterior.
Hipertermia e depressão
Os participantes passaram por duas etapas:
- Na primeira, eles foram expostos a um aparelho de aquecimento que eleva a temperatura corporal para 38,5 ºC durante cerca de 1h30, seguido de 1 hora de resfriamento;
- E na segunda, eles passaram a mesma quantidade de tempo em um aparelho similar, mas que produzia apenas calor suave.
Resultados e conclusões
Dos 34 pacientes, 29 tiveram pelo menos uma avaliação pós-intervenção. O tratamento ativo foi associado com resultados significativamente maiores de diminuições do que o tratamento placebo na Escala Hamilton para depressão. A redução com hipertermia começou na primeira semana (-5.91 pontos) e continuou até a sexta semana (-8,31); os resultados com placebo eram de -1,89 na primeira semana e -5,54 na sexta semana.
Os pesquisadores explicam que esse feito sob a depressão pode estar relacionado com o fato de que o aquecimento suave do corpo ativa regiões do cérebro como o córtex órbito-frontal, córtex cingulado anterior e estriado ventral. Essas regiões processam sinais térmicos agradáveis e são regulados negativamente durante a depressão.
Mais conteúdos sobre depressão
- Quais os riscos da utilização de antidepressivos durante a gravidez?
- Transtorno depressivo em adolescentes: tratar com antidepressivos, psicoterapia ou os dois?
- Qual é o melhor antidepressivo para adultos? Estudo compara 21 fármacos
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.
Referências bibliográficas:
- Janssen CW et al. Whole-body hyperthermia for the treatment of major depressive disorder: A randomized clinical trial. JAMA Psychiatry 2016 May 12. DOI: http://dx.doi.org/10.1001/jamapsychiatry.2016.1031
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.