Após quase duas décadas livre da cólera, o Brasil registrou um caso autóctone da doença em Salvador, Bahia. De acordo com a nota técnica emitida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, o paciente de 60 anos de idade, não viajou recentemente a outros países com ocorrência de cólera, tampouco teve contato com algum outro caso confirmado ou mesmo suspeito.
Os sintomas apresentados pelo homem, em março, foram desconforto abdominal e diarreia. Ele já está curado, e os exames realizados nas pessoas que tiveram contato com ele e nos profissionais de saúde que o atenderam deram negativo, eliminando qualquer risco de transmissão.
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS-BA), entidades locais e nacionais, já estão tomando as devidas medidas preventivas e investigações adicionais.
Cólera no Brasil
Os últimos casos autóctones de cólera ocorreram em Pernambuco nos anos de 2004 e 2005, com 21 e cinco casos confirmados, respectivamente. A doença está ligada diretamente ao saneamento básico e à higiene.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.