Estudo publicado pela PLOS Neglected Tropical Disease investigou se o aumento de casos de obesidade entre crianças estaria causado também um aumento no número de internações por dengue. Os pesquisadores da University of Sri Jayewardenepura, no Sri Lanka, partiram do princípio de que obesidade e diabetes são fatores de risco para infecção por dengue e analisaram os dados de 4.782 crianças entre 10 e 18 anos no país asiático.
“Com o aumento da obesidade em muitos países, seria importante criar conscientização e educar o público sobre os riscos potenciais em relação à obesidade e risco de doença grave e hospitalização por dengue. É definitivamente importante estudar se obesidade, diabetes e doenças metabólicas levam a doenças mais sintomáticas e se também aumentam as hospitalizações”, explicou uma das autoras e professora de Imunologia e Medicina Molecular da University of Sri Jayewardenepura, Neelika Malavige.
Metodologia
As crianças avaliadas no estudo foram recrutadas a partir da população do Sri Lanka utilizando um método de amostragem estratificada. Obteve-se as informações sobre hospitalizações devido à dengue e os dados antropométricos. O IMC foi calculado e comparado de acordo com as tabelas de IMC por idade da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia também: Brasil passa de 5 milhões de casos de dengue
Achados: risco de hospitalização por dengue
Embora a soropositividade para dengue tenha sido similar entre os grupos de diferentes IMCs, os pacientes no grupo com valores maiores de IMC tiveram uma taxa de hospitalização maior, quando comparadas àqueles com valores menores de IMC. As crianças nos percentis mais altos de IMC apresentaram um risco de hospitalização duas vezes maior que o resto da população analisada.
O modelo de regressão logística utilizado apontou uma associação significativa entre hospitalização e valores de IMC de pacientes entre os percentis de 50 a 85 (OR = 1,06; IC 95%, 1,00 a 1,11, p = 0,048) e maiores que o percentil 97 (OR 2,33; IC 95%, 1,47 a 3,67, p = 0,0003).
Conclusão dos pesquisadores
Para os autores, a relação entre risco de hospitalização por dengue e obesidade precisa ser mais investigada por estudos longitudinais prospectivos. De acordo com eles, “os mecanismos pelos quais a obesidade e o diabetes aumentam a gravidade da dengue devem ser mais explorados para que se desenvolvam biomarcadores e tratamentos especialmente direcionados às populações de risco.”
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.