Os ministros da Saúde e da Educação anunciaram, em agosto, medidas para fortalecer a supervisão de cursos de medicina com desempenho insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que será aplicado em outubro de 2025. O anúncio foi feito em coletiva na sede do Ministério da Educação (MEC).
A edição inaugural do Enamed registrou mais de 96 mil inscritos, quase três vezes o número da última edição do Enade. Os resultados, a serem divulgados em dezembro, vão orientar ações de regulação para cursos com baixo desempenho. A participação é obrigatória para estudantes do 6º ano e, pela primeira vez, comporá a seleção para programas de residência via Enare.
Como ocorrerá a avaliação?
A partir de 2026, o exame passará a ser aplicado anualmente para estudantes do 4º e 6º anos, permitindo acompanhamento contínuo da formação médica. A nota do 4º ano terá peso de 20% na classificação do Enare, contribuindo para ajustes antes do internato e garantindo mais qualidade e segurança na formação profissional.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da articulação entre Saúde e Educação e a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina, definidas pelo Conselho Nacional de Educação em agosto. Segundo ele, elas alinham a formação médica às necessidades do SUS, às inovações tecnológicas e à promoção da equidade.
Já o ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou a necessidade de fiscalização rigorosa. Cursos com desempenho abaixo das faixas 1 e 2 do Enamed 2025 estarão sujeitos a supervisão estratégica e medidas cautelares, como suspensão de novos ingressos, redução de vagas e impedimento de participação em programas federais de acesso ao ensino superior. Dependendo do desempenho futuro, o MEC poderá ampliar as medidas, inclusive desativando cursos.
Melhorias no sistema
O formato anual do Enamed, aliado à escala interpretativa de desempenho, permitirá monitoramento contínuo da qualidade dos cursos de medicina no país. Em 2026, todas as escolas médicas serão visitadas, consolidando um processo de supervisão mais transparente e eficaz, com foco na excelência da formação e na segurança dos pacientes.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.