Foram divulgadas novas orientações para o uso e a fabricação de máscaras de pano para proteção contra a Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O órgão internacional ampliou as circunstâncias em que as máscaras devem ser utilizadas e explicou informações sobre os materiais que funcionam melhor para conter a disseminação do novo coronavírus.
Máscaras de pano contra a Covid-19
De acordo com a OMS, as novas recomendações são:
- Todos os indivíduos devem usar a máscara onde houver transmissão ampla da doença e em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público;
- Ainda em áreas com ampla transmissão, todos os indivíduos que trabalham nas áreas clínicas de uma unidade de saúde devem utilizar a máscara, não apenas para os que lidam diretamente com pacientes com a Covid-19;
- Indivíduos a partir de 60 anos ou com doenças preexistentes devem usar a máscara em áreas de transmissão comunitária em situações em que o distanciamento físico não é possível.
“Quando um médico faz uma consulta nas unidades de Cardiologia ou de Cuidados Paliativos, onde não há pacientes confirmados com Covid-19, eles ainda devem usar uma máscara médica. Isso além do uso de acessórios especiais, como respiradores, para profissionais que estejam próximos a procedimentos que gerem aerossóis”, explicou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva no dia 5 de junho.
Além dessas novas orientações, as anteriores também continuam valendo:
- Indivíduos com sintomas da doença devem permanecer em casa e consultar um médico;
- Indivíduos com diagnóstico confirmado de Covid-19 devem ser isolados e tratadas em uma unidade de saúde, e seus contatos devem ser informados e colocados em quarentena;
- Caso seja absolutamente necessário que um indivíduo doente ou alguém que teve contato com ela saia de casa, eles devem utilizar uma máscara médica;
- Cuidadores de indivíduos infectados devem usar uma máscara médica enquanto estiverem no mesmo cômodo;
- Profissionais de saúde devem utilizar máscaras médicas e outros equipamentos de proteção ao lidar com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Além disso, a OMS divulgou novas orientações sobre máscaras de pano, recomendando que elas consistam em pelo menos três camadas de materiais diferentes: uma camada interna com um material absorvente como algodão, uma camada intermediária de materiais não tecidos como polipropileno (para o filtro) e uma camada externa, que é um material não absorvente, como poliéster ou uma mistura.
Leia também: Covid-19: universidade institui novo processo de desinfecção de máscaras N95
Máscaras não são suficientes, alerta a OMS
Ao divulgar as novas orientações, a entidade reforçou que apenas o uso das máscaras não são suficientes para evitar a disseminação do novo coronavírus.
“As máscaras não substituem o distanciamento físico, a higiene das mãos e outras medidas de saúde pública. São benéficas apenas como parte de uma abordagem abrangente na luta contra a pandemia. A base da resposta em todos os países deve ser encontrar, isolar, testar e cuidar de todos os casos, além de rastrear e colocar em quarentena todos os contatos. É isso que sabemos que funciona. Essa é a melhor defesa de todos os países contra a Covid-19”, declarou disse Tedros Ghebreyesus.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências bibliográficas:
- WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 – 5 June 2020. https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19—5-june-2020
- https://www.weforum.org/agenda/2020/06/who-updates-guidance-on-masks-heres-what-to-know-now/
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.