Nesta última quinta-feira, 9, ocorreu o evento Whitebook: Plano Presença. O encontro virtual contou com a presença de quatro palestrantes, que abordaram diferentes temas relacionados à trajetória do médico. Desde a entrada na faculdade até a consolidação da carreira médica.
Nesta publicação, selecionamos os principais destaques das palestras do evento para que você fique por dentro de tudo. Vamos lá!
Passei em medicina, e agora?
O primeiro encontro do evento contou com a presença do palestrante Guilherme Neif, médico formado pela UFJF, com residências em clínica médica, cardiologia e cardiologia do esporte, além do mestrado em cardiologia pela UNESP.
O tema central da palestra de Guilherme foi “Passei em medicina, e agora?”. Foram levantados pontos importantes sobre a graduação, panorama atual da medicina e os próximos passos para o futuro.
Guilherme também citou a importância de habilidades que são muito mais valorizadas na prática clínica atualmente, como o trabalho em equipe, precisão e agilidade no diagnóstico e conhecimentos fora do escopo médico. Além disso, também foram trazidas dicas para concentração e estudo que podem ajudar na trajetória do médico e estudante. São elas:
- Organização;
- Meditação;
- Higiene do sono;
- Alimentação;
- Atividade física;
- Leitura;
- Proatividade.
Entre a teoria e prática: como otimizar meu aprendizado?
A segunda palestra do Plano Presença contou com Filipe Amado, especialista em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Maranhão (SOTIMA/AMIB) e colunista do Portal PEBMED e do Whitebook.
O tema da palestra de Filipe foi “Entre a teoria e prática: como otimizar meu aprendizado?”. Nela, foram discutidos temas imprescindíveis para estudantes de medicina, como a presença no ciclo clínico e perspectiva de futuro. Filipe destacou a importância de priorizar o raciocínio clínico e o contato com o paciente neste momento da graduação. Algumas ferramentas adicionais também são muitos importantes, como frisa o palestrante. São elas:
- Ligas acadêmicas;
- Projetos de extensão;
- Monitorias;
- Estágios extracurriculares.
Quais as novas habilidades para o novo médico?
Bernardo Precht, médico pela UFF, cirurgião e fundador do Para Além da Medicina, comandou a terceira palestra do Plano Presença trazendo as novas habilidades que o novo médico deve desenvolver para exercer seu trabalho da melhor forma possível. As práticas destacadas por Bernardo foram:
- People skills;
- Learnability;
- Autorresponsabilidade;
- Comunicação;
- Inteligência emocional;
- Solvers.
Entrei no internato, e agora?
A última palestra do Plano Presença contou com Ronaldo Gismondi, editor-chefe médico do Whitebook e do Portal PEBMED. O palestrante começou o encontro destacando as diferentes formas de atuação e sucesso do profissional, como sendo médico-médico (atuando nos hospitais e consultórios), gestor, empreendedor ou pesquisador.
Ronaldo também contribuiu com diversos tópicos sobre a vivência no internato, período conhecido como a grande transição de estudante para médico. Algumas questões importantes foram discutidas:
- Sua faculdade tem tudo que você precisa?
- Quais são os pontos fracos do seu hospital universitário e o que você precisa buscar fora?
- Já é hora de se especializar/focar em alguma área?
Além destas perguntas, o editor-chefe do Portal PEBMED e Whitebook trouxe também dicas sobre a gestão do tempo no período de internato e também diversos insights sobre raciocínio clínico.
Confira aqui todas as palestras do evento Whitebook: Plano Presença!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.