O Ministério da Saúde divulgou, no último dia 14, o número de vítimas fatais da Chikungunya no Brasil: 104 pessoas, somente este ano. Outros 105 óbitos ainda estão em investigação. De acordo com a secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, a doença registra letalidade de 0,06, ou seja, maior do que a dengue, que hoje é de 0,05 (para cada 100 mil habitantes).
Segundo a secretária Ethel Maciel, é preciso chamar a atenção também para o cuidado com chikungunya que, além dos sintomas incômodos e perigosos, pode deixar sequelas relevantes nos pacientes.
Leia também: Estados brasileiros registram queda na incidência de dengue
A doença
Chikungunya é causada pelo chikungunya vírus (CHIKV). Clinicamente, destaca-se pela intensa artralgia, que pode ser persistente e mesmo tornar-se crônica. A circulação do CHIIKV está presente em todo o território nacional, com Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte e Tocantins concentrando o maior coeficiente de incidência.
O perfil mais afetado, entre os casos suspeitos, é de mulheres dos 40 aos 49 anos de idade. Acesse esse e outros dados no Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.