Logotipo Afya
Anúncio
Saúde25 maio 2023

Casos de gripe aviária confirmados crescem no Sudeste e acendem alerta no Brasil

Governo federal decretou emergência zoossanitária nesta semana por causa do aumento dos casos confirmados de H5N1 em humanos em países vizinhos.

Por Redação Afya

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o segundo caso de ave silvestre com H5N1, a gripe aviária. O pássaro foi recolhido na praia de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Segundo a secretaria, o Trinta reis de bando foi encontrado por profissionais em gestão ambiental que notificaram o registro veterinário oficial, após a coleta da amostra, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária fez a análise e constatou se tratar de gripe aviária. No estado do Rio de Janeiro não há registro de transmissão da gripe em seres humanos.

Emergência zoossanitária devido à Gripe Aviária

Na segunda-feira(22), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 – em aves silvestres no Brasil. Válido por 180 dias, o estado de emergência visa  evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como preservar a fauna e a saúde humana. 

Segundo o Ministro “A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais. Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”.

Até o momento, são nove casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo (três ainda aguardando o sequenciamento), nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um dois no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra e agora Cabo Frio. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo