Paciente jovem, 18 anos, sem comorbidades, admitido na emergência, trazido por familiares, com queixa de fraqueza nos quatro membros com dez horas de instalação.
Com essas poucas informações, você já conseguiria pensar em algum diagnóstico diferencial?
O médico plantonista suspeitou inicialmente de um quadro de síndrome de Guillain Barré. Mas a anamnese é uma etapa fundamental e não pode ser negligenciada. Durante anamnese dirigida, foi relatado história de quatro episódios semelhantes autolimitados com duração aproximadamente de seis a oito horas. Na história familiar, pai apresenta episódios semelhantes. Fora da crise relata episódios de diminuição da velocidade de relaxamento muscular após contração (miotonia). As crises são precipitadas com o exercício, jejum prolongado ou estresse. Ao exame neurológico, na crise, apresentou apenas sinais motores. Nega sintomas esfincterianos ou sensitivos. Nenhuma alteração em nervos cranianos. O eletrocardiograma (ECG) da admissão foi evidenciado uma onda T apiculada, o que levou o médico plantonista a verificar os níveis séricos do potássio que estavam elevados.
Resolvendo este caso com o DDX
Neste ponto, o Whitebook pode ajudar. Ele coloca a função do DDX disponível ao alcance do seu bolso! Ao incluir os achados:
- Sexo masculino
- 18 anos
- Fraqueza muscular periódica precipitada por exercícios
- Hiperpotassemia
Qual será o diagnóstico? Entre os principais diagnósticos diferenciais (condições compatíveis) temos:
AInsuficiência renal aguda
BNefropatia intersticial aguda
CParalisia periódica familiar
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.