Logotipo Afya
Anúncio
Saúde12 maio 2022

Capacitação sobre saúde da pessoa com deficiência na adolescência com inscrições abertas até 11 de julho

As inscrições para o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Adolescência, da UNA-SUS/UFMA, com a DTED/UFMA terminam no dia 11 de julho. 

Por Úrsula Neves

As inscrições para o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Adolescência, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), através da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SUS), em conjunto com o Ministério da Saúde, estão abertas até o dia 11 de julho.

O objetivo é qualificar o cuidado direcionado aos adolescentes com algum tipo de deficiência de forma integrada, multidisciplinar e intersetorial, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, uma vez que quase 30% das pessoas com deficiência no Brasil são adolescentes, de acordo com os dados do IBGE 2019.

O programa trata das características particulares da atenção integral prestada ao adolescente com deficiência nas Unidades Básicas de Saúde (USB), abordando aspectos importantes como crescimento e desenvolvimento; acolhimento de adolescentes com deficiência e o processo de reabilitação; violência; interdisciplinaridade e intersetorialidade.

No total, são 10 mil vagas disponíveis para profissionais de nível superior e técnico que atuam no SUS nesta área, além de acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

As inscrições são gratuitas, com carga horária de 20h, e as aulas acontecerão na modalidade à distância e autoinstrucional, possibilitando o aprendizado autônomo.

pessoas_com_deficiencia

Conteúdo programático

Os responsáveis pelo curso contam que essa oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade – como audiodescrição e tradução para Libras – e em versão para dispositivos móveis.

Durante todo o programa, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, que irão facilitar o processo de aprendizagem, como e-books, infográficos, situações de aprendizagem ilustradas e contextualizadas, além de uma seleção de materiais complementares sobre o tema.

Através do conteúdo programático do curso, o aluno compreenderá o cuidado integral do adolescente com deficiência, desde a importância do acolhimento até a reabilitação, articulando saberes com órgãos importantes nesta tarefa, como o Conselho Tutelar.

Confira as seguintes temáticas que serão abordadas:

– O adolescente com deficiência;
– A Atenção Primária em Saúde como ambiente de apoio ao adolescente com deficiência;
– O processo de reabilitação do adolescente com deficiência;
– Interdisciplinaridade e intersetorialidade no cuidado ao adolescente com deficiência.

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação obtendo nota final maior ou igual a 70.0 após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis na plataforma online.

Além disso, o inscrito deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis da plataforma do curso. O certificado é gratuito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e validado pela UFMA.

Essa capacitação faz parte do Programa “Cuidado integral da saúde da pessoa com deficiência na atenção primária em saúde”, que possui cinco cursos com cargas horárias independentes. O aluno poderá realizar o curso completo e obter o certificado com carga horária total 180 horas.

Para realizar sua inscrição, acesse aqui.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde