O Ministério da Saúde emitiu um alerta para estados e municípios reforçarem a vigilância diante do aumento de casos de sarampo no país. Até a primeira semana de outubro, foram confirmados 34 casos, sendo nove importados, 22 com vínculo a viajantes infectados e três compatíveis geneticamente com cepas em circulação no exterior. Tocantins, Maranhão e Mato Grosso já registram surtos ativos.
De acordo com a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o cenário é resultado direto da queda na adesão às vacinas. Especialistas explicam que, no passado, casos importados não geravam surtos porque a população estava protegida, no entanto, agora o vírus encontra muitas pessoas suscetíveis.
Cobertura vacinal em queda
O surto mais significativo ocorre em Campos Lindos (TO), onde quatro brasileiros que retornaram da Bolívia transmitiram o vírus em uma comunidade com baixa cobertura vacinal. Situação semelhante se repete em Primavera do Leste (MT), onde três membros de uma mesma família, também não vacinados, foram infectados após viagem ao país vizinho.
Os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) mostram que, em 2025, a cobertura vacinal da tríplice viral caiu para 91,2% na primeira dose e 74,6% na segunda, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Essa diferença, explicam especialistas, é agravada pela desigualdade regional, pois, mesmo dentro de um estado, há realidades muito diferentes. No Rio de Janeiro, por exemplo, a capital tem boa cobertura, mas o estado como um todo está entre os mais baixos do país.
O alerta nacional vem em um momento de crescimento global da doença: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 160 mil casos de sarampo foram confirmados em 173 países só neste ano.
Saiba mais: Casos de sarampo disparam nas Américas e aumentam 34 vezes em 2025, alerta OPAS
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Autoria

Roberta Santiago
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.