Logotipo Afya
Anúncio
Saúde17 agosto 2022

Anvisa determina apreensão de lotes falsificados de somatropina

A Anvisa determinou esta semana a apreensão de lotes falsificados de somatropina, medicamento utilizado para crescimento musculoesquelético.

Por Redação Afya

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta semana a apreensão de lotes falsificados do medicamento Somatropina 20 mg, solução injetável. Segundo a reguladora, os produtos não reconhecidos pelos fabricantes são Saizen (fabricante Merck S/A), somatropina, lote AB000569 (Alerta Rápido BR/ Falsificação/208.1.0) e  Norditropin (fabricante Novo Nordisk), somatropina, lote Lk96m38.

Após uma série de denúncias, a Anvisa publicou duas resoluções no Diário Oficial da União, a primeira no dia 5 de agosto e a segunda no dia 11 de agosto, nas quais aponta que os fabricantes não reconhecem os lotes mencionados. Nelas, a agência alerta para a apreensão e inutilização desses remédios.

Leia também: Pessoas em vulnerabilidade social desenvolvem multimorbidades dez anos mais cedo

A Anvisa encaminhou um dossiê à Polícia Federal para investigar as denúncias de falsificação.

A somatropina é uma droga de solução injetável da classe de hormônio de crescimento. Seu uso está relacionado a deficiência de crescimento, síndrome de Turner, síndrome de Prader-Willi etc.

A sequência de aminoácidos do medicamento é idêntica ao hormônio encontrado no ser humano, que auxilia no crescimento musculoesquelético. Para diabetogênicos, a droga exerce efeitos parecidos aos da insulina.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde