A acne é uma doença que acomete 80% dos jovens brasileiros e provoca importantes efeitos psicológicos e na autoestima dos jovens. Por ser extremamente “popular” a doença gerou muitos mitos ao longo dos anos quanto as suas causas, fatores agravantes e tratamentos alternativos. Listamos aqui sete mitos sobre a acne que todos já ouviram falar e tiveram dúvida quanto a resposta.
Mito nº 1: “Acne é coisa de adolescente, quando eu crescer não terei mais acne”
Falso: A acne se inicia na adolescência, principalmente devido aos hormônios sexuais. No entanto, a doença pode continuar até a idade adulta e, até mesmo, se iniciar na idade adulta. O incomum é a ocorrência de acne em crianças, devendo nestes casos proceder a investigação de distúrbios hormonais e puberdade precoce.
Mito nº 2: “O uso de cosméticos pode provocá-las”
Verdadeiro: Embora cosméticos são usualmente utilizados para controle da acne, o excesso de cosméticos, e, principalmente, o uso do cosmético errado pode piorar a acne, principalmente cosméticos gordurosos, que aumentam a oleosidade da pele e favorecem a acne. Os cosméticos mais indicados são rotulados como “oil free”, e de fato podem contribuir para uma pele mais hidratada e limpa.
Mito nº 3: “Tenho espinhas, logo devo cortar o chocolate”
Falso: Este é um mito muito comum de se ouvir. Mas, na verdade, nenhum estudo científico foi capaz de demonstrar esta associação, bem como a de qualquer outro alimento com a erupção de lesões acneiformes.
Mito nº 4: “O calor piora a acne”
Verdadeiro: Na verdade, não é o calor que a piora diretamente. Mas consideramos este mito como verdadeiro, porque o calor aumenta a sudorese e, consequentemente, a oleosidade da pele, o que favorece seu aparecimento.
Mito nº 5: “Estresse piora a acne”
Verdadeiro: O estresse apresenta importante efeitos em todo o sistema imunológico e também na liberação hormonal. Períodos de estresse normalmente são acompanhados de piora da acne.
Mito nº 6: “Tomar banho de sol diminui as espinhas”
Falso: Não há nenhuma evidência científica de que isso seja verdade. Ao contrário, o calor aumenta a sudorese e, consequentemente, a oleosidade da pele, provocando e piorando a acne.
Mito nº 7: “Alguns medicamentos podem causar acne”
Verdadeiro: Alguns medicamentos, como o lítio, corticoides, esteroides e barbitúricos, podem causar acne.
Por fim, gostaríamos de frisar que acne tem tratamento e medidas de controle efetivas, e que o dermatologista é o profissional mais adequado para a avaliação e o tratamento desta doença.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.