Já falamos por aqui como uma boa comunicação é a essência de todos os cuidados médicos. Mesmo com isso em mente, na correria do dia a dia e as muitas tarefas, o profissional pode acabar cometendo equívocos que prejudiquem sua relação com o paciente. Veja aqui 5 erros comuns na comunicação e como evitá-los!
1. Desviar o olhar e focar sua atenção na tela do computador enquanto o paciente estiver falando
A rotina do médico é repleta de burocracia e formulários a serem preenchidos, mas tente sempre reservar um tempo apenas para sentar, conversar e se dedicar totalmente ao paciente.
2. Deixar transparecer ao paciente que você está com pressa
Esteja ciente das sutis pistas de linguagem corporal que farão com que o paciente perceba que você está com pressa, incluindo começar a se afastar durante a conversa (no hospital), cortar a fala de outras pessoas ou, o pior de tudo, dizer ao paciente como você está ocupado.
3. Fazer apenas perguntas fechadas
Nem sempre há uma resposta “sim” ou “não” para perguntas que podem ajudar o médico a desvendar um diagnóstico, principalmente nos casos das doenças raras. Uma história médica é uma história, e não um conjunto de afirmativas e negativas. Perguntas abertas geralmente começam com um “como”, “o que”, “quando”, ou uma frase como “fale-me sobre”. Perguntas fechadas são como: “Você tem dor abdominal?”. Existe uma maneira de equilibrar questões abertas com foco e tempo eficiente.
4. Não dar importância ao problema do paciente
Por mais simples que seja o caso, lembre-se que o paciente está depositando sua confiança em você. Dê atenção e não menospreze o problema.
5. Não permitir momentos para perguntas
Sim, seus pacientes terão muitas perguntas e você deve garantir que elas sejam respondidas. Dedique um momento do atendimento para que o doente possa falar e expressar suas preocupações. Um simples “você tem alguma dúvida?” já pode ajudar a iniciar a conversa.
Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.