A American College of Physicians (ACP) atualizou suas recomendações para o tratamento da osteoporose e da osteopenia para prevenir fraturas em homens e mulheres. Veja aqui os principais pontos da nova diretriz:
1) A ACP recomenda que os médicos ofereçam tratamento farmacológico com alendronato, risedronato, ácido zoledrônico ou denosumab para reduzir o risco de fraturas de quadril e vertebral em mulheres com osteoporose. (recomendação forte, evidência de alta qualidade)
2) Recomenda-se tratar mulheres com osteoporose com terapia farmacológica por 5 anos. (recomendação fraca, evidência de baixa qualidade)
Veja também: ‘Osteoporose: apresentação clínica e critérios diagnósticos’
3) Recomenda-se oferecer tratamento farmacológico com bifosfonatos para reduzir o risco de fratura vertebral em homens que têm osteoporose clinicamente reconhecida. (recomendação fraca, evidência de baixa qualidade)
4) Não é recomendada a monitorização da densidade óssea durante o período de 5 anos de tratamento farmacológico para osteoporose em mulheres. (recomendação fraca, evidência de baixa qualidade)
E mais: ‘Exercício físico ajuda a prevenir osteoporose?’
5) Não é recomendado o uso de terapia de estrogênio ou estrogênio + progesterona ou raloxifeno para o tratamento da osteoporose em mulheres na menopausa. (recomendação forte, evidência de qualidade moderada)
6) Recomenda-se que os médicos tomem a decisão de tratar mulheres com osteopenia com idade igual ou superior a 65 anos em alto risco de fratura com base na discussão das preferências do paciente, do perfil de risco de fratura e dos benefícios, danos e custos dos medicamentos. (recomendação fraca, evidência de baixa qualidade)
Veja todas as recomendações da ACP nesse link.
Referências:
- Qaseem A, Forciea MA, McLean RM, Denberg TD, for the Clinical Guidelines Committee of the American College of Physicians. Treatment of Low Bone Density or Osteoporosis to Prevent Fractures in Men and Women: A Clinical Practice Guideline Update from the American College of Physicians. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 9 May 2017] doi: 10.7326/M15-1361
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.