A gota é uma inflamação que acomete as articulações, principalmente dos membros inferiores e dos pés, e é provocada pela hiperuricemia (excesso de ácido úrico no sangue). As manifestações clínicas da gota mais comuns são dor, inchaço e vermelhidão. Entre os fatores de risco estão idade avançada, obesidade, hipertensão, hiperlipidemia, doença isquêmica do coração, diabetes, doença renal crônica e medicamentos que alteram o balanço do ácido úrico. O alopurinol é um dos medicamentos mais usados no tratamento da gota.
Alopurinol x gota
A escolha pelo alopurinol deve-se a sua ação no controle dos níveis de ácido úrico no organismo. Estudos recentes atestaram a segurança do fármaco em doses altas e não detectaram efeitos negativos na função renal. Uma nova pesquisa publicada na revista Jama Internal Medicine investigou a relação do uso do alopurinol com o risco de desenvolvimento de doença renal crônica no estágio 3 ou maior.
O estudo prospectivo de coorte analisou dados de 9520 pacientes, com idade entre 18 a 89 anos (média de 57 anos), recém diagnosticados com gota; destes, 7946 eram homens e 1574 mulheres. O levantamento levou em consideração participantes sem doença renal crônica no estágio 3 ou maior, ou que não recebiam terapia de controle úrico antes do diagnóstico da doença. Os indivíduos foram designados aleatoriamente em dois grupos na razão de 1:1; o primeiro grupo (n=4760) recebeu alopurinol em dose diária de ≥300 mg, o segundo (n=4760) não foi medicado com o fármaco. O tempo de follow up durou em média cinco anos.
LEIA TAMBÉM: Dieta DASH, dieta ocidental e risco de gota
Resultados
O uso de alopurinol foi associado ao menor risco de desenvolvimento de doença renal crônica no estágio 3, mesmo em pacientes com a doença no estágio 2, em comparação com os pacientes que não receberam a medicação. (Hazard ratio 0,087; IC 95% [0,77-0,97]). Contudo, o alopurinol em doses menores do que 300 mg ao dia não demonstrou influência na função renal (HR, 1,00; IC 95% [0,91-1,09]).
Alopurinol: uma revisão rápida
- Para que serve? Seu uso clínico é indicado para o tratamento de gota crônica, urolitíase, nefropatia aguda por ácido úrico, doença neoplásica ou doença mieloproliferativa com altas taxas de processamento celular, controle de cálculos renais e disfunções enzimáticas produtoras de urato.
- Quais são os efeitos colaterais? Rash e hipersensibilidade.
- Quais são as contraindicações? Pessoas com hipersensibilidade aos componentes, lactação, menores de 10 anos.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências bibliográficas:
- Vargas-Santos AB et al. Association of chronic kidney disease with allopurinol use in gout treatment. JAMA Intern Med 2018 Oct 8; [e-pub]. (https://doi.org/10.1001/jamainternmed.2018.4463)
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.