Esta semana, falamos no Portal PEBMED sobre o caso de um lactente com “massa” no pescoço, sem outras queixas. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, vamos falar sobre a apresentação clínica e diagnóstica do torcicolo congênito.
Apresentação Clínica
Anamnese
Epidemiologia:
- Mais comum à direita;
- Pode ter localização difusa no músculo, mas é mais comumente localizado na inserção clavicular do mesmo.
Quadro clínico:Possui associação com outros quadros ortopédicos, como metatarso aduto, pé torto congênito e displasia do desenvolvimento do quadril.
Marcadores de gravidade: Extensão muscular total observada na USG.
Fatores de risco:
- História de partos difíceis;
- Redução do espaço intrauterino;
- Associação com displasia do desenvolvimento do quadril, pé torto congênito e metatarso aduto.
Exame Físico
Uma massa cervical pode ser palpável ao nascimento ou após a 2 semana de vida. Atinge seu volume máximo em torno do 2º ao 3º mês de vida, podendo manter seu tamanho ou reduzir com o crescimento.
Avaliação cuidadosa do quadril deve ser realizada devido à elevada associação com displasia do desenvolvimento do quadril.
O pescoço encontra-se inclinado para o lado da musculatura afetada e a face rodada para o lado oposto.
O quadro não é doloroso. Queixa de dor deve direcionar outra causa para o torcicolo.
Abordagem Diagnóstica
Os exames de imagem no contexto do torcicolo congênito possuem indicação para avaliar outras deformidades e estimar a extensão da anormalidade muscular e a previsibilidade de cirurgia.
Exames de rotina: Radiografias da região cervical em AP + perfil + transoral podem ser utilizadas para exclusão de outras deformidades. Ultrassonografia pode ser utilizada para diagnosticar casos duvidosos. A extensão da área de fibrose guarda correlação com o potencial de resolução do problema; acometimento de toda a musculatura representa maior chance de necessidade de cirurgia.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.