Logotipo Afya
Oftalmologia20 julho 2025

Quiz: Edema macular diabético

Por Alléxya Affonso

Paciente masculino, 71 anos, diabético insulino dependente, com mau controlado, com hemoglobina glicada de 10.0, vem ao ambulatório de oftalmologia se queixando de baixa acuidade visual. Ao exame oftalmológico foi identificado a presença de edema macular diabético e indicado tratamento com antiangiogênico intravítreo, após 3 aplicações com intervalo mensal, paciente apresentou regressão do edema macular diabético e melhora da acuidade visual. 


 

Legenda Imagem 01: Exame de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) da mácula demonstrando espessamento macular central (442 µm) compatível com edema macular diabético. A imagem em corte transversal evidencia desorganização da arquitetura retiniana e acúmulo de fluido intrarretiniano.

Legenda Imagem 02:  Exame de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) da mácula após três aplicações intravítreas de anti-VEGF, demonstrando resposta favorável ao tratamento do edema macular diabético. Comparado ao exame basal (imagem 01), observa-se significativa redução da espessura central da retina (de 442 µm para 212 µm), com melhora da morfologia retiniana na imagem em corte transversal indicando resolução do fluido intrarretiniano. 

 

Sobre o edema macular diabético marque a alternativa correta: 
 

ATodas as alternativas são corretas;  

BA fotocoagulação a laser e a terapia fotodinâmica são menos eficazes e associadas a uma maior taxa de recorrência e à incidência de complicações.

CO componente fisiopatológico dominante no edema macular diabético é o aumento da permeabilidade vascular, resultando em fuga de fluido e espessamento da retina na mácula, juntamente com a possível formação de novos vasos anormais derivados da retina.

DAtualmente, os agentes anti-VEGF que bloqueiam os ligantes da família VEGF, incluindo o ranibizumab, o bevacizumab, o brolucizumab e o aflibercepte, são o tratamento de primeira linha para o edema macular diabético.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Teste seus conhecimentos também em: