Logotipo Afya
Clínica Médica8 janeiro 2025

Caso clínico: Diagnóstico diferencial de miopatias inflamatórias

Por Gustavo Balbi

Homem, 26 anos, foi encaminhado para avaliação reumatológica devido ao quadro de fraqueza muscular proximal e simétrica, que levou à suspeita de polimiosite pelo médico da atenção primária. Ao passar em consulta médica especializada, no exame físico, o paciente apresentou o seguinte achado, que levou à suspeição de diagnóstico diferencial com distrofias musculares.

Qual dos seguintes achados de exame físico também sugere uma distrofia muscular como etiologia para a fraqueza muscular, em detrimento das miopatias autoimunes sistêmicas?

ADificuldade de elevar os membros superiores acima do plano da escápula

BDificuldade para realizar a flexão cervical maior do que a extensão

CHipertrofia das panturrilhas

DDisfagia de transferência

Autoria

Foto de Gustavo Balbi

Gustavo Balbi

Editor-chefe de Clínica Médica da Afya • Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Reumatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro • Doutorando pela USP • Professor de Reumatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora • Chefe do serviço de Clínica Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora • Membro da Comissão de Síndrome Antifosfolípide e da Comissão de Vasculites da Sociedade Brasileira de Reumatologia

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Teste seus conhecimentos também em: