Na reunião anual de 2016 da American Epilepsy Society (AES), pesquisadores apresentaram novos dados de um estudo sobre os antiepilépticos mais comuns na gestação: a maior parte das pacientes está sendo tratada com lamotrigina e/ou levetiracetam.
O estudo apresentado incluiu um total de 565 mulheres de 20 clínicas norte-americanas entre 2012 e 2016: 351 pacientes grávidas com epilepsia; e dois grupos de controle com 105 grávidas sem epilepsia e 109 não grávidas com epilepsia.
Em relação ao tratamento, 73% das mulheres com epilepsia estavam recebendo monoterapia (lamotrigina ou levetiracetam); destas, cerca de 66% tinham epilepsia focal. O restante apresentava convulsões generalizadas ou não identificadas.
Veja outros cuidados durante a gestação:
- Drogas antipsicóticas são seguras durante a gravidez?’
- Estudo analisa relação entre infecção por influenza na gestação, vacina e risco de autismo
- Você sabe identificar e tratar a disfunção tireoidiana na gestação?
- Tromboembolismo venoso na gestação: novas recomendações para prevenção
- Fatores pré‐natais, perinatais e pós‐natais associados ao autismo
A razão para isso, explicam os pesquisadores, é que as evidências apontam as duas drogas como as mais seguras para uso durante a gestação: baixas taxas de malformação e bons resultados cognitivos e comportamentais infantis.
O estudo segue analisando os resultados maternos, como convulsões, depressão e partos cesáreos.
Tendências anteriores
No inícios dos anos 1900, os três antiepilépticos mais populares para mulheres grávidas eram carbamazepina, fenitoína e valproato. A presença dessas drogas foi drasticamente reduzida, em parte, graças às novas evidências – ou falta delas – que mostraram efeitos adversos graves.
O valproato, por exemplo, já foi associado a malformações e déficits cognitivos no bebê. As últimas recomendações da American Academy of Neurology e da American Epilepsy Society já orientam contra o uso da droga durante a gestação.
Referências:
- Lamotrigine, Levetiracetam Top AEDs in Pregnancy. Medscape. Dec 09, 2016.
- American Epilepsy Society (AES) 2016 Annual Meeting. Poster 1.211, Platform Session C.03. Presented December 3 and 5, 2016.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.