Um estudo publicado na Lancet Psychiatry indica uma ligação entre o primeiro episódio de psicose e a resistência à insulina/tolerância diminuída à glicose. Pesquisadores descobriram que os marcadores bioquímicos de ambos os estados pré-diabéticos eram mais comuns em pacientes com o primeiro episódio de psicose do que em pares saudáveis.
Para a meta-análise, os pesquisadores avaliariam se o primeiro episódio de psicose está associado a marcadores pre-diabéticos, para determinar se as ligações intrínsecas às doenças podem causar o desenvolvimento de distúrbios em uníssono.
Foram identificados 1.436 estudos, dos quais 12 foram incluídos na análise final, com 1.137 participantes. As análises combinadas mostraram que o primeiro episódio de psicose estava relacionado à resistência à insulina (diferença média de 0,30 [IC 95% 0,18 a 0,42]), tolerância à glicose prejudicada (diferença média de 1,31 [0,37 a 2,25]), e o número de pacientes com tolerância à glicose prejudicada (OR 5,44 [2,63 a 21,27]), mas não de glicose plasmática em jejum (diferença média de 0,03 mmol / L [-0,44 a 0,09]).
Mais sobre diabetes:
– Diabetes + coronariopatia: qual o melhor tratamento?
– Colesterol alto menor risco de diabetes?
– Complicações Agudas do Diabetes
– Diabetes Tipo 2: Os 13 Princípios do Tratamento
– Uso de células ß artificiais para o tratamento do diabetes tipo 1
Os resultados sugerem que pode haver uma ligação intrínseca entre controle glicêmico anormal e psicose. Esses resultados podem ajudar a explicar o aumento da prevalência de diabetes tipo 2 em pacientes com esquizofrenia e ter implicações para o tratamento.
Sabe-se que indivíduos com esquizofrenia morrem mais jovens do que a população em geral. Caso a hipótese esteja correta e os pacientes com esquizofrenia sejam intrinsecamente susceptíveis a índices glicêmicos anormais, além dos fatores de risco ambientais conhecidos aos quais podem estar expostos, os médicos devem mostrar maior vigilância à saúde física dos pacientes.
Referências:
- The association between first-episode psychosis and abnormal glycaemic control: systematic review and meta-analysis. The Lancet. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(16)30262-0
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.