Neste episódio, a médica psiquiatra e editora de Psiquiatria do Portal Afya, Tayne Miranda, discute os efeitos cardiometabólicos dos antidepressivos — um tema essencial para a prática clínica, especialmente diante do impacto dessas medicações no peso, na pressão arterial e em parâmetros metabólicos e hepáticos.
Com base em uma metanálise publicada na The Lancet, Tayne explica como diferentes classes de antidepressivos se comportam em relação à variação de peso, frequência cardíaca e pressão arterial, destacando os riscos potenciais e as implicações para a tomada de decisão médica. Ela também reforça a importância de equilibrar eficácia e segurança, considerando o perfil individual de cada paciente.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
• Efeitos colaterais mais comuns dos antidepressivos
• Impactos no peso, frequência cardíaca e pressão arterial
• Diferenças entre antidepressivos tricíclicos, ISRS e ISRN
• Alterações hepáticas e metabólicas observadas
• Implicações clínicas e interpretação dos achados da The Lancet
• Como equilibrar eficácia e segurança na prescrição
Autoria

Tayne Miranda
Editora médica de Psiquiatria da Afya ⦁ Residência em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP) ⦁ Mestranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) ⦁ Médica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) ⦁ Psiquiatra do PROADI-SUS pelo Hospital Israelita Albert Einstein ⦁ Foi Psiquiatra Assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.



