Um estudo de coorte multicêntrico publicado no The Journal of the Pediatric Infectious Diseases Society concluiu que crianças com infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR)adquirido no hospital tinham maior probabilidade de necessitar de suporte ventilatório quando comparadas a crianças com VSR da comunidade.
A infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR) associado à assistência a cuidados hospitalares (HA) está associada à morbidade e mortalidade ocasional, especialmente em crianças com condições crônicas. No entanto, a compreensão dos desfechos adversos associados a essas infecções tem sido limitada devido à falta de um grupo de controle no qual comparar os resultados.
Neste episódio, Roberta Castro, médica pediatra intensivista e editora do Portal Afya, comenta sobre um estudo recente que comparou os fatores de risco e os desfechos em crianças com infecções por VSR-HA versus crianças hospitalizadas sem essas infecções. A hipótese dos pesquisadores é que as infecções por VSR-HA estão independentemente associadas a piores desfechos.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
- Introdução
- Metodologia
- Resultados
- Conclusão
- Comentário
Veja também: Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para Gestantes: o que você precisa saber
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube!
Autoria

Roberta Esteves Vieira de Castro
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.