A amnésia global transitória é síndrome clínica que consiste em um início agudo de uma amnésia anterógrada, isto é, uma incapacidade em recordar informações recentes e perguntas repetitivas. Essa condição proporciona um prejuízo transitório da memória, enquanto outros domínios cognitivos estão preservados. São eventos autolimitados, com duração até de 24h.
Embora seja episódio efêmero, essa condição desperta grande preocupação ao paciente e aos familiares. Portanto, possuir conhecimento para diagnosticar essa condição, para atentar-se a diagnósticos diferenciais e para orientar adequadamente o paciente acometido, possibilita um aprimoramento na assistência clínica dessa população.
Neste episódio, a médica neurologista Daniele Calil, fala sobre a fisiopatologia, o diagnóstico e manejo dessa condição, que afeta de 3 a 8 a cada 100mil indivíduos, com uma prevalência maior em pessoas acima de 50 anos.
Confira dando o play!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Principais pontos abordados no episódio:
- Como identificar a amnésia global transitória e diagnosticá-la
- Diante de suspeita clínica, qual a propedêutica recomendada
- Quando pensar em outros diagnósticos
- Como orientar o paciente após uma amnésia global transitória
Veja também: Entenda o que é a terapia com CAR-T cell
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Autoria

Danielle Calil
Médica formada pela Universidade Federal Fluminense em 2016. ⦁ Neurologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2020. ⦁ Fellow em Anormalidades do Movimento e Neurologia Cognitiva pelo Hospital das Clínicas da UFMG em 2021. ⦁ Atualmente, compõe o corpo clínico como neurologista de clínicas e hospitais em Belo Horizonte como o Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura de Belo Horizonte, Hospital Materdei Santo Agostinho e Hospital Vila da Serra.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.