No segundo episódio da série Alzheimer em foco, Danielle Calil, neurologista e editora médica do Portal Afya, discute as evidências mais recentes no tratamento da Doença de Alzheimer (DA), em um momento histórico para a especialidade: pela primeira vez em décadas, terapias modificadoras da doença passaram a integrar o cenário clínico.
Após abordarmos os avanços diagnósticos no episódio anterior, este conteúdo aprofunda o panorama terapêutico atual — desde as intervenções não farmacológicas e os tratamentos sintomáticos até a incorporação dos anticorpos monoclonais antiamiloide. O episódio explora o impacto clínico dessas novas terapias, seus benefícios absolutos, riscos associados, critérios de elegibilidade e os desafios de implementação no Brasil, incluindo custo, infraestrutura e acesso.
Além disso, discutimos o posicionamento recente da Academia Brasileira de Neurologia, os dados de mundo real e as principais lacunas ainda existentes na literatura, como duração ideal de tratamento, segurança a longo prazo e aplicabilidade em populações com múltiplas comorbidades.
O que você verá neste conteúdo:
• Papel das intervenções não farmacológicas em todas as fases da doença
• Manejo dos sintomas comportamentais e psicológicos da demência
• Tratamento farmacológico sintomático: inibidores da acetilcolinesterase e memantina
• Evidências clínicas dos anticorpos monoclonais anti-beta-amiloide
• ARIA: riscos, monitoramento e seleção adequada de pacientes
• Terapia combinada e início precoce do tratamento
• Registro de lecanemabe e donanemabe pela ANVISA
• Desafios estruturais e econômicos para implementação no Brasil
• Limitações da população elegível para terapias modificadoras
Dê o play e atualize sua prática clínica.
Autoria

Danielle Calil
Médica formada pela Universidade Federal Fluminense em 2016. ⦁ Neurologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2020. ⦁ Fellow em Anormalidades do Movimento e Neurologia Cognitiva pelo Hospital das Clínicas da UFMG em 2021. ⦁ Atualmente, compõe o corpo clínico como neurologista de clínicas e hospitais em Belo Horizonte como o Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura de Belo Horizonte, Hospital Materdei Santo Agostinho e Hospital Vila da Serra.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.


