A osteoporose é uma doença silenciosa, com consequências drásticas para a qualidade de vida do paciente se não for adequadamente tratada. Especialmente entre os pacientes idosos, ela aumenta o risco de fraturas, com perda funcional importante e risco de óbito.
Nesse episódio, Vinicius Zofoli, intensivista e editor do Portal PEBMED, convida o médico endocrinologista Luiz Fernando Vieira, especialista em clínica médica e endocrinologia pela USP, para discutir como diagnosticar e iniciar o tratamento da osteoporose. Também discutem sobre quando esse paciente deve ser encaminhado para o endocrinologista.
Ouça o episódio!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Confira também:
Dois novos medicamentos para tratamento de osteoporose chegarão ao SUS até janeiro
Tópicos abordados no episódio
- Quando começar screening e diagnosticar a osteoporose
- Como começar o tratamento
- Quando podemos pausar o tratamento?
- O que há de novo?
- Quando encaminhar para o endocrinologista
Ouça também por outros players:
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Autoria

Vinícius Zofoli de Oliveira
Editor chefe de Terapia Intensiva da Afya ⦁ Graduação em Medicina pela UFRJ ⦁ Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da USP ⦁ Residência de Medicina Intensiva no Hospital das Clínicas da USP ⦁ Fellowship de Cardiointensivismo no Hospital Samaritano Paulista (SP) ⦁ Preceptor da Disciplina de Emergências Clínicas da USP (2019-2020) ⦁ Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP (2019) ⦁ Médico Assistente da UTI de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor-SP) e Médico Diarista da UTI do Hospital Samaritano Paulista ⦁ Editor do livro Manual de Condutas na Covid-19 ⦁ Coautor dos livros: Medicina de Emergência - Abordagem Prática (FMUSP), Medicina Intensiva - Abordagem Prática (FMUSP) e Manual do Residente de Clínica Médica (FMUSP) ⦁ Membro Fundador da @emergencia.simm
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.