No episódio de hoje, o médico de família e comunidade, Marcelo Gobbo, conversa sobre a abordagem médica nos pacientes que passam pelo momento do luto, situação que aumentou nos últimos dois anos com a pandemia de Covid-19.
O luto é o processo de adaptação que ocorre como reação à perda de um objeto de afeto, podendo ser simbólico ou material. Assim, essa adaptação não necessariamente é consequência de um óbito, podendo ser por conta de um término de relacionamento, desemprego, ou outros objetos de afeto e etc.
No ambiente hospitalar, é comum os médicos vivenciarem momentos que precisam noticiar um óbito ou incurabilidade. A reação defensiva inicial que se percebe diante dessa notícia pode ser o início desse processo de adaptação, sendo considerado um dos estágios do luto. Como identificar as fases? Como reconhecer os sinais de um luto patológico?
Aperte o play e confira o episódio!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados sobre o processo de luto do ponto de vista clínico
– Como identificar luto e o ciclo do luto
– Lidando com o senso de injustiça, raiva e não aceitação
– Como comunicar-se com o paciente durante cada fase do luto
– Cinco estágios do luto segundo Elisabeth Kubler Ross
– Como definir luto normal e luto patológico (ou prolongado)
A pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de constantes adaptações. Não só em decorrência de perdas de pessoas amadas em virtude da covid-19, mas também com perdas de rotinas, ciclos e hábitos de vida, empregos, amizades, relacionamentos e muitos outros laços foram desfeitos. A reação a isso perpassa pelo luto. Aprenda a identificar o ciclo e fases do luto e como manejar.
Confira também por outros players:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.