A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é uma neoplasia hematológica caracterizada pela proliferação clonal de blastos mielóides no sangue periférico, medula óssea e/ou outros tecidos. É a forma mais comum de leucemia aguda em adultos e representa o maior número de mortes anuais por leucemia nos Estados Unidos. A LMA inclui vários subgrupos com perfis moleculares, resposta ao tratamento e prognóstico heterogêneos.
O diagnóstico de LMA é realizado através de estudos multidisciplinares que incluem: História e exame físico, hemograma e bioquímica, além de Biópsia e aspirado de medula óssea (MO), incluindo imunofenotipagem citometria de fluxo, imunoistoquímica e análise de variações estruturais cromossômicas por citogenética, hibridização in situ por fluorescência (FISH) ou sequenciamento de genoma completo/biologia molecular.
Neste episódio, Felipe Mesquita, médico hematologista e conteudista do Portal Afya, aborda a leucemia mieloide aguda. O especialista ainda comenta como realizar o diagnóstico, a classificação de risco, o tratamento e a avaliação de resposta e da Doença Residual Mínima (DRM).
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
Veja também: Leucemia mieloide aguda: tempo entre diagnóstico e tratamento influencia o prognóstico?
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.