Logotipo Afya
Anúncio
Hematologia14 junho 2022

Neutropenia Febril: abordagem de um expert brasileiro [podcast]

O episódio traz a abordagem sobre tratamento da neutropenia febril com base num estudo de um especialista brasileiro. Confira!

Por Felipe Mesquita

Neste episódio, o especialista em hematologista e colunista do Portal PEBMED, Felipe Mesquita, comenta sobre a abordagem e  tratamento da neutropenia febril. Para abordar o assunto, o especialista analisa o artigo How I Treat Febrile Neutropenia”, publicado em março/2021 no Mediterranean Journal of Hematology and Infectious Disease. O estudo é do médico brasileiro Márcio Nucci, referência no tratamento de infecções do paciente imunossuprimido, em especial do paciente onco-hematológico submetido ou não ao transplante de células tronco hematopoéticas.

Aperte o play e confira o podcast!

Os riscos da neutropenia febril

A neutropenia febril é uma complicação potencialmente fatal que frequentemente acomete pacientes onco-hematológicos submetidos a quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. De acordo com Visoli, et al., em artigo publicado na revista Clinical Infectious Diseases, em 2005, os episódios infecciosos são a principal causa de morbidade e mortalidade no paciente neutropênico, e o uso correto de antimicrobianos foi capaz de reduzir a mortalidade desses episódios de 21% para aproximadamente 7% entre a década de 70’ e o início dos anos 2000¹. O risco de complicações pode ser atribuído ao tempo estimado de neutropenia e à presença de outras comorbidades no paciente com neutropenia². Não obstante a gravidade do quadro em si, os pacientes neutropênicos tendem a apresentar sinais infecciosos mais frustros devido ao grau de imunossupressão³. A resposta inflamatória exacerbada nesses pacientes pode levar a quadros de sepse e choque séptico com necessidade manejo em Unidade de Terapia Intensiva.

Tópicos Abordados neste podcast

  • Como classificar adequadamente o meu paciente para início de antibioticoterapia empírica?
  • Quais antimicrobianos utilizar e em qual cenário?
  • Quais exames solicitar?
  • Devo cobrir quais principais agentes?
  • Quando devo interromper o uso de antimicrobianos?

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Anúncio

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Mais Podcasts