No episódio de hoje, Vinicius Zofoli, intensivista e editor do portal PEBMED, convida a médica geriatra Isabela Shin-Ike, para discutir como avaliar a residência do paciente idoso.
O idoso passa a maior parte do tempo em sua residência. Esse ambiente deve promover a independência e funcionalidade do paciente, ao mesmo tempo que minimiza o risco de acidentes. As quedas são uma das principais fontes de morbimortalidade em idosos, e sua prevenção é parte fundamental do cuidado geriátrico.
Dê play e confira o episódio!
Tópicos abordados nesse episódio:
- Qual a importância de avaliar a residência do idoso
- Como fazer essa avaliação: cômodo a cômodo!
- Qual a participação da família
- Preciso fazer essa avaliação presencialmente?
Ouça também por outros players:
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Convidada
Isabela Shin-Ike é médica geriatra e possui residência de Clínica Médica e Geriatria pela Universidade de São Paulo, e Fellowship em Neuropsiquiatria Geriátrica pela Universidade de Paris – França.
Autoria

Vinícius Zofoli de Oliveira
Editor chefe de Terapia Intensiva da Afya ⦁ Graduação em Medicina pela UFRJ ⦁ Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da USP ⦁ Residência de Medicina Intensiva no Hospital das Clínicas da USP ⦁ Fellowship de Cardiointensivismo no Hospital Samaritano Paulista (SP) ⦁ Preceptor da Disciplina de Emergências Clínicas da USP (2019-2020) ⦁ Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP (2019) ⦁ Médico Assistente da UTI de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor-SP) e Médico Diarista da UTI do Hospital Samaritano Paulista ⦁ Editor do livro Manual de Condutas na Covid-19 ⦁ Coautor dos livros: Medicina de Emergência - Abordagem Prática (FMUSP), Medicina Intensiva - Abordagem Prática (FMUSP) e Manual do Residente de Clínica Médica (FMUSP) ⦁ Membro Fundador da @emergencia.simm
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.