Nesta semana, falamos sobre o uso de LAMA + LABA versus LABA + ICS para o tratamento de DPOC estável. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, trazemos a abordagem diagnóstica da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook Clinical Decision! Baixe grátis.
Abordagem Diagnóstica
Exames laboratoriais de rotina não são necessários para o diagnóstico inicial da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), porém podem ser utilizados para identificação de outras causas de dispneia ou doenças concomitantes.
- Exames laboratoriais: Hemograma completo (anemia é comorbidade comum em pacientes com DPOC), glicose sérica, ureia, creatinina, eletrólitos, cálcio, fósforo e dosagem de TSH. A dosagem de BNP é interessante para avaliar insuficiência cardíaca.Um aumento da concentração de bicarbonato sanguíneo pode indicar hipercapnia crônica, refletindo um processo compensatório do rim.
- Monitorização do Peak flow (PEF): Embora usualmente utilizado no diagnóstico e acompanhamento da asma, seu uso é limitado no DPOC, visto que costuma subestimar o grau de obstrução do fluxo aéreo nesta doença.
- Capacidade de difusão de monóxido de carbono: Não é indicado de rotina para diagnóstico de DPOC, no entanto pode ser útil para estabelecer a presença de enfisema (baixa capacidade de difusão).
- Radiografia de tórax: Não está indicada de rotina para avaliação diagnóstica do DPOC por sua baixa sensibilidade. No entanto, costuma ser solicitada por sua utilidade na exclusão de diagnósticos diferenciais e comorbidades. Está indicada diante de um episódio de exacerbação aguda, para avaliação de pneumonia e outras complicações da doença (pneumotórax).
- Alterações: Hipertransparência pulmonar com apagamento de estruturas vasculares; hiperinsuflação pulmonar; área cardíaca estreita na incidência frontal; contorno diafragmático plano e aumento do espaço retroesternal na incidência em perfil; na hipertensão pulmonar com cor pulmonale avançado, observa-se aumento da área cardíaca (principalmente no perfil com redução do espaço retroesternal) e proeminência de vasos hilares.
- TC de Tórax: Assim como a radiografia de tórax, não é recomendada de rotina para diagnóstico, porém pode ser considerada em vigência de exacerbações agudas para avaliação de complicações pulmonares (infecção, pneumotórax, bolhas gigantes).
- Gasometria arterial: Indicada em pacientes com VEF1 < 50%, saturação de oxigênio na oximetria de pulso < 92%, pacientes com diminuição do nível de consciência e na exacerbação aguda do DPOC. Importante nestes contextos para avaliação de acidose, hipoxemia e hipercapnia e indicação de oxigênio suplementar.
- Alfa-1 antitripsina: Deve ser solicitada em todo paciente com diagnóstico de DPOC e apresentação precoce (< 45 anos) e na ausência de fatores de risco (tabagismo).
Espirometria
Prova de Função Pulmonar
Indicação: Indicado em todos os pacientes com suspeita clínica de doença pulmonar obstrutiva crônica para confirmação diagnóstica, avaliação do grau de limitação, avaliação de resposta ao tratamento e avaliação da progressão da doença.
Objetivo: Demonstrar a limitação ao fluxo aéreo e a reversibilidade por prova broncodilatadora.
Alterações esperadas: Espirometria deve ser realizada pré e pós-administração de broncodilatador (prova broncodilatadora) para determinar a responsividade da via aérea. Limitação irreversível (prova broncodilatadora negativa), ou apenas parcialmente reversível, é característica do DPOC. O diagnóstico de DPOC é confirmado quando o índice de tiffeneau (VEF1/CVF) <0.7, VEF1 <80% do previsto, e não há outra explicação para os sintomas e obstrução do fluxo aéreo.
- Índice de Tiffeneau (VEF1/CVF): <0,7 é considerado diagnóstico de obstrução do fluxo aéreo;
- Volume expiratório forçado no 1º segundo (VEF1): O percentual de VEF1 medido após broncodilatador em relação ao esperado para o paciente determina a gravidade da limitação ao fluxo aéreo e, consequentemente, a classificação do DPOC.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.