Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A tosse é um sintoma comum a várias doenças, o que pode indicar desde um resfriado comum até asma, rinite alérgica, e também outras enfermidades mais graves, como câncer de pulmão ou de faringe/laringe. Os tratamentos para a tosse são escassos e faltam estudos na área identifiquem a relação deste sintoma, desde frequência e agressividade, com outras doenças.
Tosse x câncer de pulmão
Um levantamento realizado recentemente monitorou indivíduos que apresentaram tosse a fim de acessar as características do sintoma em pacientes com câncer de pulmão. A pesquisa tinha como objetivos identificar associações clínicas que poderiam ser de extrema importância para o tratamento da doença.
Leia mais: Quiz: você consegue identificar a causa dessa tosse persistente?
O estudo longitudinal, observacional e de coorte selecionou 177 participantes diagnosticados com câncer de pulmão que, por meio de um questionário, relataram os sinais clínicos. Os dados foram verificados na base, em 30 dias e em 60 dias a partir do início do estudo, cujo follow up foi de 60 dias.
Resultados
A duração média do sintoma reportada pelos pacientes foi de 52 semanas. A tosse foi descrita como severa o suficiente para iniciar o tratamento em 62% dos participantes. Conforme a escala utilizada, o status performance do sinal clínico foi associado tanto com a severidade quanto o impacto da tosse na evolução da doença. A pesquisa identificou que as mulheres sofreram com maior severidade na tosse (P = 0,02), apresentaram mais asma (P = 0,035) e refluxo gástrico (P < o,001).
No entanto, o estudo não conseguiu identificar uma associação entre a severidade e o impacto da tosse no paciente nas características do câncer (estágio, evolução, etc), nem mesmo no subgrupo de pacientes identificados como fumantes.
Mais estudos devem ser realizados para atestar a associação da tosse nas características das doenças a fim de otimizar o tratamento.
Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook
Referências:
Harle A.S.M., Blackhall F.H., Molassiotis A., Yorke J., Dockry R., Holt K.J., Yuill D., (…), Smith J.A. Cough in Patients With Lung Cancer: A Longitudinal Observational Study of Characterization and Clinical Associations.
(2019) Chest, 155 (1) , pp. 103-113.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.