Logotipo Afya
Anúncio
Pneumologia26 setembro 2017

Ceftazidima + avibactam pode ser nova opção para tratamento da tuberculose

Existem atualmente muitos pacientes com tuberculose resistente a medicamentos, e o desenvolvimento de uma nova droga pode levar anos.

Por Vanessa Thees

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Existem atualmente muitos pacientes com tuberculose resistente a medicamentos, e o desenvolvimento de uma nova droga pode levar anos. Pensando nisso, pesquisadores dos EUA e África do Sul testaram todos os antibióticos em uso atual e os examinaram para uso na doença. Os resultados foram publicados essa semana no Science Advances.

Nem a ceftazidima, nem o avibactam sozinhos demonstraram atividade bactericida, mas uma combinação dos dois foi altamente bactericida in vitro contra cepas de Mycobacterium tuberculosis (MTB), tanto em fase log de crescimento em caldo, quanto intracelularmente em monócitos derivados de humanos.

A atividade bactericida da combinação ceftazidima + avibactam foi maior do que a pirazinamida e a isoniazida.

Os efeitos bactericidas foram reproduzidos usando um modelo de sistema de fibra oca que replicou a farmacocinética do pulmão humano da ceftazidima + avibactam. Os isolados de MTB resistentes a essa combinação foram capazes de ser induzidos, e a sequenciação genômica relevou que as mutações de resistência envolvem principalmente os genes que codificam a proteína de ligação à penicilina PonA1, sugerindo que as drogas matam as cepas de MTB por interferência na remodelação da parede celular.

Outros estudos semelhantes mostraram que as concentrações intracelulares de ceftazidima e avibactam foram maiores do que as concentrações extracelulares.

Os pesquisadores conseguiram também identificar doses para uso clínico imediato como terapia para adultos e crianças pequenas. Leia o artigo na íntegra nesse link.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pneumologia