Logotipo Afya
Anúncio
Formação27 julho 2024

Avaliação da aplicabilidade do OSCE na formação médica

Esta semana, divulgamos o artigo sobre OSCE na formação médica publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em 2024.
Por RFCM Paraiba

Na postagem desta semana da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Avaliação da aplicabilidade do OSCE na formação médica: revisão sistemática e análise prática no ensinamento pediátrico”, um trabalho de revisão integrativa publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em 2024. 

Logo abaixo você consegue acessar o artigo na revista! Ou baixar o PDF completo, na íntegra, gratuitamente. 

Pediatra atendendo menina representando a aplicação de OSCE na formação médica

O que apresenta o artigo? 

Os autores decidiram desenvolver uma análise comparativa para identificar a aplicabilidade do OSCE (Objective Structured Clinical Examination) como ferramenta de avaliação educacional e competência clínica no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação da área da saúde. Dada a crescente utilização do OSCE no Brasil e no mundo, é necessário investigar a percepção dos estudantes sobre essa prática e usar processos metavaliativos para aperfeiçoar esses exames. 

O OSCE é uma ferramenta bastante utilizada para avaliar competências clínicas em cenários simulados. Ele analisa as competências e habilidades clínicas de estudantes e em ambientes que reproduzem situações reais. Ao simular situações clínicas em condições padronizadas, permite avaliar o alcance de objetivos específicos. É um método válido, eficaz e confiável para avaliar habilidades clínicas, desempenhando um papel crucial na educação em saúde. 

O estudo foi dividido em 2 etapas: uma revisão sistemática da literatura sobre a implementação do OSCE e uma análise prática da aplicação do OSCE para estudantes de medicina durante o Estágio em Pediatria. Encontrados 98 textos, entretanto após verificação dos critérios de inclusão e exclusão, 7 foram selecionados.  

Em síntese, todos os artigos apresentaram destaques ao se fazer uso do OSCE como método avaliativo, ou até mesmo método para ensinamento (comunicação de más notícias) e para validação de outro método avaliativo (P-MEX), pois o OSCE foi considerado o método padrão de referência. 

Para entender como foi o desenvolvimento do estudo, baixe o artigo na íntegra e acesse.  

Baixe o conteúdo gratuitamente! Clique no botão azul abaixo. 

Autores: 

Renato Resende Mundim
Mestrando em Ensino de Ciências e Saúde -UNIGRANRIO 

Eline das Flores Victer
Docente Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde -PPGECS –UNGRANRIO 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo