Avaliação da aplicabilidade do OSCE na formação médica
Na postagem desta semana da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Avaliação da aplicabilidade do OSCE na formação médica: revisão sistemática e análise prática no ensinamento pediátrico”, um trabalho de revisão integrativa publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em 2024.
Logo abaixo você consegue acessar o artigo na revista! Ou baixar o PDF completo, na íntegra, gratuitamente.
O que apresenta o artigo?
Os autores decidiram desenvolver uma análise comparativa para identificar a aplicabilidade do OSCE (Objective Structured Clinical Examination) como ferramenta de avaliação educacional e competência clínica no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação da área da saúde. Dada a crescente utilização do OSCE no Brasil e no mundo, é necessário investigar a percepção dos estudantes sobre essa prática e usar processos metavaliativos para aperfeiçoar esses exames.
O OSCE é uma ferramenta bastante utilizada para avaliar competências clínicas em cenários simulados. Ele analisa as competências e habilidades clínicas de estudantes e em ambientes que reproduzem situações reais. Ao simular situações clínicas em condições padronizadas, permite avaliar o alcance de objetivos específicos. É um método válido, eficaz e confiável para avaliar habilidades clínicas, desempenhando um papel crucial na educação em saúde.
O estudo foi dividido em 2 etapas: uma revisão sistemática da literatura sobre a implementação do OSCE e uma análise prática da aplicação do OSCE para estudantes de medicina durante o Estágio em Pediatria. Encontrados 98 textos, entretanto após verificação dos critérios de inclusão e exclusão, 7 foram selecionados.
Em síntese, todos os artigos apresentaram destaques ao se fazer uso do OSCE como método avaliativo, ou até mesmo método para ensinamento (comunicação de más notícias) e para validação de outro método avaliativo (P-MEX), pois o OSCE foi considerado o método padrão de referência.
Para entender como foi o desenvolvimento do estudo, baixe o artigo na íntegra e acesse.
Baixe o conteúdo gratuitamente! Clique no botão azul abaixo.
Autores:
Renato Resende Mundim
Mestrando em Ensino de Ciências e Saúde -UNIGRANRIO
Eline das Flores Victer
Docente Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde -PPGECS –UNGRANRIO
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.