Logotipo Afya
Anúncio
Otorrinolaringologia5 janeiro 2017

Você sabe controlar a impactação de cerumen no ouvido? Veja as orientações da nova diretriz

A American Academy of Otolaryngology emitiu novas diretrizes para controlar a impactação de cerume em pacientes com idade superior a 6 meses.

Por Vanessa Thees

American Academy of Otolaryngology emitiu novas diretrizes para controlar a impactação de cerumen em pacientes com idade superior a 6 meses. Veja os principais pontos!

Cerumen (cera de ouvido) é uma substância natural que limpa, protege e lubrifica o canal auditivo externo. E é também a principal razão pela qual ele pode ficar obstruído. O bloqueio do canal pode levar a uma série de sintomas, como: perda auditiva, zumbido, otalgia, secreção, odor, tosse, entre outros.

Além disso, a impactação do cerume pode interferir na avaliação diagnóstica e impedir o exame do canal auditivo externo e/ou tímpano. Veja as principais recomendações do novo guideline:

  • Doentes com acúmulo de cerume devem ser aconselhados sobre a higiene adequada da orelha
  • Pacientes cuja acumulação de cerume não afetam o exame do ouvido e que são assintomáticos não necessitam de tratamento
  • Médicos devem desaconselhar as velas de ouvido (técnica do cone chinês)
  • Médicos devem realizar otoscopia para detectar a presença de cerume em pacientes com prótese auditiva durante uma consulta
  • Os tratamentos recomendados incluem agentes cerumenolíticos (por exemplo, água ou solução salina), irrigação ou remoção manual com instrumentação.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Clinical Practice Guideline (Update). Schwartz S Magit A Rosenfeld R Ballachanda B Hackell J et. al. https://dx.doi.org/10.1177/0194599816671491 – 2017

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Otorrinolaringologia