A rizartrose pode ser diagnosticada após queixas de dor ao realizar a pinça ou segurar objetos com força e afeta entre 5 e 33% dos adultos na quinta ou sexta décadas de vida, sendo mais prevalente em mulheres pós-menopausa. Há uma pobre correlação entre a classificação radiográfica de Eaton-Littler e a gravidade dos sintomas. Muitas das vezes, o tratamento conservador obtém sucesso com repouso, mudança de atividades, uso de anti-inflamatórios, ortetização ou infiltração com corticoides.
Leia também: A sutura do tríceps à placa nas fraturas de olecrano reduz a chance de avulsão?
Quando há falha do conservador, o tratamento cirúrgico é indicado. Centenas de técnicas foram desenvolvidas e utilizadas e a trapezectomia com reconstrução ligamentar com interposição de tendão (LRTI) se tornou uma técnica popular. Com o tempo e desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas, a trapezectomia com suspensoplastia e fixação com endobotton (SBS) ganhou espaço demonstrando bons resultados, embora não existam estudos comparativos entre as duas técnicas.

O estudo
Foi publicada no último mês na revista Hand uma revisão sistemática com o objetivo de comparar resultados das 2 técnicas pelos escores DASH (Disabilities of the Arm , Shoulder and Hand) e QuickDASH. Objetivos secundários foram comparar melhora subjetiva e taxas de complicações. Foram selecionados ao final, 31 artigos com 1289 polegares submetidos a LRTI (25 estudos) e 113 submetidos a SBS (6 estudos) que cumpriram com os critérios de eligibilidade, sendo 14 de evidência nível IV, 9 nível III, 5 nível II e 3 nível 1.
Ambos os procedimentos demonstraram melhora semelhante nos escores DASH e QuickDASH, enquanto a força de pinça e preensão melhorou de forma não tão consistente após ambos os procedimentos. A taxa de complicações foi semelhante entre os 2 procedimentos (LRTI 12% e SBS 13%) com parestesia, disestesia ou neuromas do nervo sensitivo radial sendo as mais comuns. Foram realizadas 6 reoperaçōes em pacientes submetidos a LRTI (por hiperextensão metacarpofalangeana ou tendinite ou neuroma ou dor persistente) e 2 nos submetidos a SBS (uma por proeminência do material e outra por soltura).
Embora LTRI e SBS pareçam fornecer melhora funcional relatada pelo paciente e força objetiva a curto prazo, houve uma heterogeneidade significativa nos estudos incluídos, e aqueles estudos que discutiram SBS foram de evidência de qualidade inferior aos de LRTI.
Na nossa prática
Na literatura acabamos vendo inúmeras técnicas com resultados muito semelhantes para o tratamento cirúrgico da rizartrose sem definição de qual seria a melhor. É consenso que a trapezectomia leva a melhora na dor do paciente e há inúmeras associações com ligamentoplastias. Burton-Pellegrini (LRTI), Zancolli, Thompson, Welby sling, uso de endobotton são algumas delas. Na prática, o cirurgião de mão acaba utilizando aquela que teve mais contato e afinidade durante sua formação. Mais ensaios clínicos randomizados comparando as principais técnicas são necessários para demonstrar algum grau de superioridade.
Autoria

Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes
Editor Médico de Ortopedia da Afya ⦁ Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO) ⦁ Ortopedista, Cirurgião da Mão e Microcirurgião formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad - INTO ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ⦁ Fellowship em Cirurgia da Mão e Artroscopia de Punho pela International Bone Research Association - IBRA (Clínica Teknon, Barcelona, Espanha, 2022)
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.