Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia29 janeiro 2026

Qual é a eficácia das infiltrações epidurais de corticoides para a dor lombar?

Infiltrações epidurais com corticoide aliviam dor lombar e radiculopatia a curto prazo? Revisão avalia eficácia, limitações e impacto na estenose lombar.

A dor lombar baixa afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e é a maior causa de dias de afastamento de trabalho. Nos últimos anos as infiltrações epidurais surgiram como uma medida capaz de gerar melhora da dor na falha das medidas conservadoras podendo levar a redução ou desaparecimento dos sintomas por até 6 semanas segundo alguns estudos. 

Há controvérsia se o uso de anestésicos somados ao uso de corticoesteróides nas infiltrações seriam superiores ao uso do anestésico somente ou associado à solução salina. Diante disso, foi publicado na revista “Neurology” em 2025 uma revisão com o objetivo de avaliar o efeito a curto e longo prazo das infiltrações epidurais de corticoesteroides em casos de radiculopatias e estenose lombar comparando-se ao placebo. 

Metodologia 

A revisão pesquisou as bases de dados Medline, Embase e Cochrane com artigos em todas as línguas de ensaios clínicos randomizados de pacientes com pelo menos 18 anos de idade e diagnóstico de radiculopatia ou estenose lombar em que a intervenção incluída foi uma infiltração com corticoesteroides (transforaminal, 

interlaminar ou caudal). Os artigos foram excluídos pelos seguintes motivos: os pacientes apresentavam apenas dor axial sem radiculopatia, a intervenção foi uma injeção na articulação facetária ou bloqueio do ramo medial, ou o tipo de estudo era diferente de um ECR (Ensaio Clínico Randomizado). 

As medidas de desfecho preferenciais para dor foram as pontuações da escala visual analógica (EVA), seguidas pelas pontuações da Escala Numérica de Avaliação (ENA). Já as medidas preferenciais para incapacidade foram o Índice de Incapacidade de Oswestry (ODI) e o Índice de Incapacidade Cervical (NDI).  

Resultados  

Noventa estudos atenderam aos critérios de inclusão. Em radiculopatias cervicais e lombares, as infiltrações com corticoides provavelmente reduzem a dor a curto prazo (menos de 3 meses) (DOR -24,0%, IC 95% -34,9 a -12,6, número necessário para tratar [NNT] 4) e a incapacidade (DOR -16,0%, IC 95% -26,6 a -5, NNT 6) e possivelmente diminuem a incapacidade a longo prazo (DOR -11,1%, IC 95% -25,3 a 3,6, NNT 9). Há evidências insuficientes para determinar se reduzem a dor a longo prazo (mais de 6 meses) em radiculopatias (DOR -10,3%, IC 95% -27,8 a 7,6).  

Na estenose espinhal lombar, as infiltrações epidurais com corticoesteroides possivelmente reduzem a incapacidade a curto prazo (DDR −26,2%, IC 95% −52,4 a 3,6, NNT 4) e a longo prazo (DDR −11,8%, IC 95% −26,9 a 3,8, NNT 8), mas não a dor a curto prazo (DDR −3,5%, IC 95% −12,6 a 5,6). Na estenose lombar, não há evidências suficientes para determinar se reduzem a dor a longo prazo (DDR −6,5%, IC 95% −22,5 a 9,8). Já para a estenose espinhal cervical, as evidências são insuficientes para determinar a eficácia das infiltrações epidurais com corticoesteroides. 

Mensagem prática 

A revisão confirma a eficácia limitada das infiltrações epidurais na redução da dor e da incapacidade em radiculopatias cervicais e lombares e, possivelmente, em estenose espinhal lombar, principalmente num período menor que 3 meses. Na prática pode ser uma medida de alívio para muitos pacientes e postergar um procedimento cirúrgico mais invasivo. O ideal é que esse tipo de procedimento seja realizado por um médico especialista em coluna vertebral, capaz não só de realizar o procedimento minimamente invasivo como também suas complicações. 

Autoria

Foto de Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Editor Médico de Ortopedia da Afya ⦁  Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO) ⦁  Ortopedista, Cirurgião da Mão e Microcirurgião formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad - INTO ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ⦁ Fellowship em Cirurgia da Mão e Artroscopia de Punho pela International Bone Research Association - IBRA (Clínica Teknon, Barcelona, Espanha, 2022)

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia