Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia2 abril 2024

Influências na mortalidade em fraturas periprotéticas ao redor do joelho?

As fraturas periprotéticas (FPs) ao redor do joelho são lesões desafiadoras
Por Rafael Erthal
Um estudo recente buscou analisar as características das fraturas periprotéticas (FPs) ao redor do joelho e seu impacto na mortalidade considerando fatores demográficos dos pacientes, tipos de fraturas e modalidades de tratamento. Trata-se de um estudo realizado em múltiplos centros de saúde incluindo pacientes que sofreram FPs ao redor de uma artroplastia de joelho entre 2010 e 2019.  

Metodologia  

A amostra avaliou 1.667 pacientes catalogados nos bancos de dados do estudo, dos quais 420 foram incluídos, com uma taxa de mortalidade hospitalar de 6,4%. Análises multivariadas sugerem que a gravidade de condições como a classificação da American Society of Anesthesiologists (ASA), história de doença vascular periférica (DVP), história de doença reumática, fratura ao redor de um implante solto e acidente vascular encefálico (AVE) durante a internação estão independentemente associadas à mortalidade. 

Resultados 

Cada ponto de aumento na classificação ASA correlacionou-se independentemente com um risco de mortalidade quatro vezes maior. Pacientes com DVP apresentaram um aumento nove vezes maior no risco de mortalidade, enquanto aqueles com doenças reumáticas tiveram um aumento de 6,8 vezes no risco. Fraturas ao redor de implantes soltos mostraram um aumento de 20 vezes no risco de mortalidade em comparação com outros tipos de fraturas.  Leia também: Osteotomia do joelho pode reduzir a inflamação a nível articular? Surpreendentemente, o tipo de procedimento realizado não se mostrou um preditor significativo de mortalidade. Pacientes tratados com revisão de artroplastia apresentaram um tempo significativamente maior de internação e maiores taxas de retorno ao centro cirúrgico, em comparação com pacientes tratados de forma não operatória ou com fixação. 

Comentário 

Em conclusão, a taxa de mortalidade em fraturas periprotéticas (FPs) ao redor do joelho é semelhante à de fraturas do colo do fêmur e da região distal do fêmur em pacientes fragilizados sem próteses articulares. Pacientes com determinados fatores de risco modificáveis devem ser otimizados para a prevenção de complicações.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo