Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia21 julho 2021

Fraturas distais do fêmur e fraturas do quadril em idosos: qual apresenta maior mortalidade?

Um artigo analisa um banco de dados de idosos para comparar os resultados entre fraturas de quadril e fraturas de fêmur distal nos EUA. Saiba mais.

Por Rafael Erthal

A comparação da mortalidade e morbidade entre fraturas distais do fêmur e a fraturas do quadril em idosos raramente é relatada na literatura. As fraturas do quadril são fortemente associadas a taxas significativas de complicações, entretanto fraturas distais do fêmur podem apresentar taxas equivalentes ou superiores de mortalidade e morbidade.

Um artigo publicado em julho de 2021 analisa um banco de dados nacional entre os idosos para comparar os resultados entre fraturas de quadril e fraturas de fêmur distal nos Estados Unidos. Trata-se de uma análise retrospectiva de dados obtidos do “National Trauma Data Bank “, considerando o período de 2007-2014 para identificar pacientes com ambas as fraturas com mais de 65 anos de idade. 

Fraturas distais do Fêmur x Fraturas do Quadril em idosos, qual apresenta maior mortalidade?

Método do estudo sobre fraturas em idosos 

Os desfechos analisados ​​incluíram mortalidade intra-hospitalar, tempo total de internação, tempo de internação na unidade de terapia intensiva, tempo de uso de ventilação e alta hospitalar. Modelos de regressão multivariável foram realizados para ajustar possíveis fatores de confusão. 

Foram avaliados 26.325 casos de fraturas distais do fêmur e 233.213 casos de fraturas do quadril. A taxa de mortalidade de pacientes internados foi significativamente maior no grupo de fratura de fêmur distal (8,3% vs. 6,7%), com tempo de internação significativamente mais longo (7,87 vs. 6,65 dias), tempo de internação em UTI maior (1,50 vs. 0,73) e mais dias de ventilação necessários (0,74 vs. 0,27). 

As análises multivariadas demonstraram que os pacientes com fratura de quadril tiveram uma mortalidade mais baixa (OR= 0,80; IC 95% [0,76, -0,85]; p <0,001), menor tempo de permanência (OR= -0,31; IC 95% [ -0,39, -0,23]; P <0,001), e mais probabilidade de ter alta (OR= 0,88; IC de 95%, 0,85, 0,91; P <0,001) em comparação com pacientes com fraturas distais do fêmur.

Leia também: Fraturas atípicas do fêmur e o uso de bifosfonatos

Considerações

Este estudo conclui após o ajuste para fatores potenciais, que os pacientes com mais de 65 anos que apresentam fraturas de distais do fêmur apresentam mortalidade significativamente maior, tempo de permanência mais longo e menor probabilidade de receber alta em comparação com aqueles apresentando fratura de quadril. Esses resultados podem sugerir que os médicos e cuidadores monitorem de perto as condições clínicas desses pacientes.

Referências bibliográficas:

  • Tsai SHL, Lin TY, Tischler EH, Hung KH, Chen CH, Osgood GM, Fu TS, Su CY. Distal femur fractures have a higher mortality rate compared to hip fractures among the elderly: Insights from the National Trauma Data Bank. Injury. 2021 Jul. doi10.1016/j.injury.2021.04.023

 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia