Ao longo do desenvolvimento, as curvaturas primárias da coluna no eixo sagital são a cifose torácica e sacral e as compensatórias as lordoses lombar e cervical. Esse equilíbrio tem como objetivo manter a cabeça centrada em relação à pelve. Os discos vertebrais, ligamentos e músculos paraespinhais são os responsáveis por garantir a estabilidade.
A cifose torácica é considerada patológica quando ultrapassa 50 graus sendo causada por forças de compressão na coluna anterior (ficando encurtada) e forças de tensão na coluna posterior (ficando alongada).
Saiba mais: Acondroplasia: integralidade nos cuidados à saúde e acessibilidade social
Cifose postural
A cifose postural é uma deformidade flexível geralmente de crianças e adolescentes. As radiografias desses pacientes geralmente são normais, com a deformidade sendo corrigida ao mudar de posição. É comum acontecer em pacientes mais altos para a idade e meninas com desenvolvimento mamário precoce e o tratamento consiste apenas em atividade física e orientações aos pais.
Cifose congênita
É rara, podendo ser um defeito de formação ou segmentação no período fetal entre 19 e 30 semanas na região entre T10 e L1. Pode instabilizar por ser progressiva com o desenvolvimento, sendo os períodos de maior progressão até os três anos e a adolescência (estirão do crescimento). Clinicamente, déficits neurológicos e comprometimento respiratório (pela redução da caixa torácica) podem vir associados.
O diagnóstico geralmente é realizado após o nascimento com o início do desenvolvimento, sendo necessárias avaliações neurológicas, radiografias, tomografia e ressonância magnética da coluna. O tratamento é sempre cirúrgico com artrodeses dependendo da gravidade da doença.
Cifose pós-laminectomia
É mais frequente em menores de 15 anos e acontece o encunhamento anterior dos corpos vertebrais pós laminectomia. A melhor abordagem é, quando indicada laminectomia, avaliar a artrodese no mesmo momento.
Leia também: Uso mensal de vitamina D aumenta o risco de fraturas?
Acondroplasia
A deformidade espinhal mais associada à acondroplasia é a cifose toracolombar. Quase sempre está presente ao nascimento, porém desaparece com o desenvolvimento do tônus muscular e marcha em 70% desses pacientes. O uso precoce de órteses e proibição da posição sentada sem apoio previnem a progressão. Nos casos que não respondem ao tratamento conservador a artrodese é indicada
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.