Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia18 julho 2025

A infiltração com ácido hialurônico é eficaz na artrose de quadril?

Ácido hialurônico alivia dor na artrose de quadril, com melhor resposta aos 4-6 meses em fórmulas de alto peso molecular.

A artrose de quadril pode chegar a afetar 1 a cada 10 adultos sendo uma das principais causas de disfunção crônica levando a problemas de locomoção. Apesar da artroplastia total de quadril (ATQ) ser uma cirurgia que evoluiu bastante ao longo do tempo com ótimos resultados, os tratamentos conservadores com fisioterapia, uso de drogas anti-inflamatórias e injeções intra-articulares são utilizados inicialmente como forma de melhorar os sintomas e evitar a rápida evolução da doença. 

No contexto das injeções intra-articulares, diferentes drogas foram usadas com menos repercussão sistêmica que os de uso oral incluindo os corticoesteroides e a viscossuplementação com ácido hialurônico. Apesar de bem descrita e com evidências robustas na osteoartrose de joelho, a sustentação da infiltração com ácido hialurônico na artrose de quadril ainda é dependente de estudos heterogêneos e de baixo nível de evidência.  

Diante de tudo isso, foi publicada recentemente no European Journal of Orthopaedic Surgery and Traumatology uma revisão sistemática com o objetivo de avaliar a eficácia da viscossuplementação intra-articular com HA como intervenção terapêutica para OA do quadril, com foco no mais alto nível de evidência disponível. 

ácido hialuronico

Metodologia 

Foram selecionados apenas ensaios clínicos randomizados com nível I de evidência comparando, na osteoartrose de quadril, a infiltração de ácido hialurônico com compostos biológicos como plasma rico em plaquetas (PRP) e células tronco mesenquimais com um mínimo de 3 meses de follow up. Foram pesquisadas as bases de dados PubMed, Web of Science e Embase até janeiro de 2025. 

Resultados 

Novecentos e oitenta e dois pacientes, sendo 56% mulheres, com idade média de 62,2 anos, follow up médio de 6,4 meses e IMC médio de 27,5 kg/m²) foram analisados. Pacientes que receberam ácido hialurônico de alto peso molecular (APM) e baixo peso molecular (BPM) apresentaram melhoras significativas nos escores do Índice de Osteoartrite das Universidades de Western Ontario e McMaster (WOMAC) e na escala visual analógica de dor (EVA) (P < 0,05).  

Não foram observadas diferenças significativas na EVA ou na EVA entre os grupos em 3 a 4 meses de acompanhamento. No entanto, aos 4-6 meses, o grupo ácido hialurônico de alto peso molecular apresentou escores EVA significativamente menores em comparação aos grupos de médio peso molecular médio (diferença média, DM − 1,4, IC 95% − 2,1 a − 0,7, P < 0,0001), placebo (DM − 1,6, IC 95% − 2,1 a − 1,1, P < 0,0001) e controle (DM − 1,3, IC 95% − 1,8 a − 0,8, P < 0,0001). Os escores WOMAC aos 4-6 meses demonstraram que tanto o ácido hialurônico de alto peso quanto o de médio peso molecular apresentaram melhor desempenho do que o grupo controle (P < 0,0001), mas nenhuma diferença significativa foi observada entre os dois (P = 1,0). 

Mensagem prática 

O estudo acaba concluindo que a infiltração com ácido hialurônico nas artroses de quadril reduz drasticamente o quadro doloroso e as soluções de alto peso molecular têm melhores resultados após 4 a 6 meses da aplicação. Na prática, essa técnica deve ser levada em consideração em casos de artrose de quadril quando ainda não há indicação ou desejo do paciente pela artroplastia. 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia