Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia19 setembro 2023

A artroscopia é uma ferramenta útil nas fraturas de tornozelo?

Os resultados funcionais e de dor com a artroscopia, comparados à técnica aberta convencional, conseguem basear a sua escolha terapêutica?

O tratamento padrão das fraturas de tornozelo é a redução aberta e fixação interna (RAFI). Entretanto, mesmo se obtendo uma redução anatômica, alguns pacientes evoluem com queixas de dor e resultados funcionais ruins, com 1% evoluindo para osteoartrose. Essa progressão da dor residual na maioria das vezes é decorrente de uma lesão condral não observada no tratamento inicial. 

As lesões condrais podem ser encontradas em cerca de 63% a 79% das fraturas de tornozelo segundo estudos anteriores e podem ser diagnosticadas e tratadas por artroscopia. Foi publicada, no último mês, na revista Plos One, uma revisão sistemática com estudos comparativos realizados para relatar os resultados funcionais, achados artroscópicos e a taxa de complicações da artroscopia para fratura aguda no tornozelo. 

Estudo questiona tratamento estabelecido para fraturas de tornozelo

Métodos 

Os bancos de dados do PubMed, Embase e Cochrane foram pesquisados independentemente por dois pesquisadores desde o início das publicações até 9 de outubro de 2022, para estudos comparativos. Os desfechos foram avaliados utilizando o Olerud–Molander Ankle Score (OMAS), American Orthopaedic Foot and Ankle Society (AOFAS) Ankle–Hindfoot Scale, complicações pós-operatórias, achados artroscópicos, Escala Visual Analógica de dor (EVA), e tempo cirúrgico. Um total de dez ensaios envolvendo 755 pacientes foram incluídos nesta meta-análise. 

Resultados 

Os resultados revelaram que artroscopia para fraturas no tornozelo era superior em relação aos resultados funcionais e EVA quando comparadas com redução aberta e fixação interna (ORIF).  

Nenhuma diferença significativa foi observado na taxa de complicações pós-operatórias e no tempo de operação entre os grupos artroscópico e RAFI. Uma alta incidência de lesões condrais ou osteocondrais, lesões ligamentares e corpos livres com fraturas no tornozelo foram encontrados por artroscopia do tornozelo. 

Conclusão 

Artroscopia para fraturas do tornozelo pode ser benéfico para oferecer resultados funcionais e de dor superiores a RAFI. Talvez com o aumento da experiência cirúrgica, a ocorrência de complicações pós-operatórias e a extensão do tempo de operação nas artroscopias não serão mais uma preocupação em potencial para os cirurgiões. 

Autoria

Foto de Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Editor Médico de Ortopedia da Afya ⦁  Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO) ⦁  Ortopedista, Cirurgião da Mão e Microcirurgião formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad - INTO ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ⦁ Fellowship em Cirurgia da Mão e Artroscopia de Punho pela International Bone Research Association - IBRA (Clínica Teknon, Barcelona, Espanha, 2022)

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia