Logotipo Afya
Anúncio
Oftalmologia22 janeiro 2019

Ultrassom ocular point-of-care pode identificar descolamento de retina

O ultrassom point-of-care tem sido identificado como uma ferramenta rápida e eficaz no diagnóstico do descolamento de retina, apesar da falta de evidências. Um estudo veio para esclarecer a questão.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O descolamento de retina é uma rotura causada pela tração vitreorretiniana associada a áreas de maior fraqueza da retina periférica. Os dois tipos principais são exsudativo (causado por neoplasias, doenças inflamatórias, anomalias congênitas, doença vascular, coriorretinopatia serosa central e síndrome efusão uveal) e tradicional (quando as faixas fibrocelulares se contraem devido a trauma, retinopatia ou laceração da retina).

retina

Diagnóstico do descolamento de retina

A identificação do descolamento de retina deve ser rápida, assim como sua abordagem terapêutica; do contrário o paciente corre um alto risco de perder a visão. O diagnóstico pode ser obtido por meio de exames como biomicrospia de fundo, tomografia de coerência ótica, oftalmoscopia indireta, ultrassonografia ocular e angiografia fluoresceinica.

O papel do ultrassom point-of-care

O ultrassom point-of-care, realizado a beira-leito pelo medico emergencista, internista, intensivista ou cirurgião, tem sido identificado como uma ferramenta rápida e eficaz no diagnóstico do descolamento de retina. No entanto, estudos envolvendo este tipo de exame ainda são escassos e por isso não há evidências concretas que confirmem a eficácia deste procedimento.

Leia mais: Ultrassom point-of-care para guiar a punção reduz tempo de utilização do cateter?

Um estudo observacional, prospectivo e de revisão sistemática e metanálise avaliou a eficácia do ultrassom point-of-care ocular. A pesquisa analisou dados de 11 estudos menores, que totalizaram 844 pacientes, dos quais 21,4% tiveram descolamento de retina.

Resultados

Após confirmar ou descartar a presença da rotura ocular, os pesquisadores concluíram que o ultrassom point-of-care apresentou sensibilidade de 94.2% (IC 95% [ 78,4% a 98,6%]) e especificidade de 96.3% (IC 95% [89,2% a 98,8%]).

Take home messages

Apesar de não ser o procedimento padrão para o diagnóstico, o ultrassom point-of-care ocular pode ser uma alternativa em locais onde o exame oftalmológico é limitado pela falta de recursos ou ausência de serviços oftalmológicos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Oftalmologia