Como a alimentação influencia no funcionamento da nossa visão
Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para o bom funcionamento de todo organismo, incluindo o olho e a visão.
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para o bom funcionamento de todo organismo, incluindo o olho e a visão. Vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos são muito importantes para o funcionamento adequado dos olhos.
Dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a maioria absoluta de nossa população tem níveis insuficientes de vitaminas D, A, C e E, assim como de cálcio e magnésio. O déficit é comum em todas as faixas etárias. Uma alimentação saudável auxilia na prevenção de doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e síndrome do olho seco.
Relação das vitaminas com a visão
A vitamina A tem relação estreita com a visão. É bem provável que você já tenha ouvido que comer cenoura é bom para o olho. A cenoura, além dessa vitamina, conta com uma quantidade generosa de betacaroteno, tornando-a uma verdadeira aliada contra prevenção de doenças oculares. Outras vitaminas, como a vitamina C, encontrada em frutas cítricas, e a vitamina E, encontra em frutos como a amêndoa e o amendoim, e ainda na gema do ovo, tem grande papel antioxidante combatendo os radicais livres e o envelhecimento dos olhos.
Leia mais: Suplementação de ômega 3 e qualidade da visão
A Luteína é um carotenoide importante na prevenção de doenças da visão. Não é produzido pelo nosso organismo, por isso, precisamos obtê-la através de ingestão de alimentos como couve, brócolis e espinafre. Já o ômega -3, devido sua concentração de ácido graxo, auxilia na lubrificação e na prevenção de síndrome do olho seco.
Além disso, segundo pesquisa realizada na Universidade de Melbourne, altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas, porque o déficit dela pode favorecer o aparecimento de doenças como a DMRI. Pode ser encontrado em peixes como o salmão e o atum. Já, minerais como o zinco, presentes nas ostras e em algumas carnes, são importantes para que o nosso organismo absorva corretamente os nutrientes e vitaminas.
Conclusão
Assim, é importante ingerir alimentos frescos e de cores variadas. Quanto mais cores, maior a diversidade de vitaminas e minerais e mais benefícios para a saúde ocular. Já a formiga da vovó pode esquecer, é crendice, elas não fazem bem para os olhos.
Referências:
- Ham WT, Jr., Mueller HA, Sliney DH. Retinal sensitivity to damage from short wavelength light. Nature 1976;260(5547):153-5.
- Veja Bem. CBO em Revista, 20, ano 07, 2019.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.