Um novo estudo publicado no início deste mês de junho de 2021 no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism encontrou dados favoráveis relacionando ingestão de frutas à proteção de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
O objetivo central do trabalho foi buscar as repercussões metabólicas relacionadas à ingestão de frutas e de sucos de frutas em um grande número de pacientes avaliados.
Australian Diabetes, Obesity and Lifestyle Study
Os 7.675 participantes australianos (45% homens) com uma idade média ± DP de 54 ± 12 anos no início do estudo, foram interrogados sobre sua a ingestão de frutas e sucos de frutas respondendo a um questionário de frequência alimentar, e então avaliados:
- Glicose plasmática em jejum
- Teste de tolerância oral à glicose 2h
- Sensibilidade à insulina
- Presença de diabetes no acompanhamento (5 e 12 anos de seguimento)
Resultados surpreendentes
A ingestão total de frutas foi inversamente associada com a insulina sérica e HOMA2-% β, e positivamente associada com HOMA2-% S no início do estudo. Em comparação com os participantes com a ingestão mais baixa, os participantes com ingestão moderada de frutas totais tiveram 36% menos chances de ter diabetes em 5 anos (odds ratio, 0,64; IC 95%, 0,44-0,92), após o ajuste para fatores de confusão dietéticos e de estilo de vida. As associações com os resultados de 12 anos não foram estatisticamente significativas.
O trabalho quantificou que as pessoas que consumiram mais frutas, especialmente maçãs, tiveram que produzir menos insulina para reduzir seus níveis de glicose sanguínea.
Leia também: Novos medicamentos trazem inovação no tratamento do diabetes
O suco de frutas não foi associado positivamente
No entanto, o suco de frutas não foi associado a melhores níveis de glicose ou insulina, ou menor risco de diabetes, possivelmente por causa de sua carga glicêmica relativamente alta e menos fibras benéficas, especulam os pesquisadores; dados adicionais sugerem que mesmo suco com fibra adicionada não provoca saciedade.
Conclusão
O estudo apoia a recomendação do Australian Dietary Guidelines: 2 porções de frutas por dia, sendo uma porção de 150 gramas, o que corresponde a uma maçã, laranja ou banana de tamanho médio, e não suco, pode desempenhar um papel na proteção ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Referência bibliográfica:
- Nicola P Bondonno, et al. Associations Between Fruit Intake and Risk of Diabetes in the AusDiab Cohort, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2021;, dgab335, https://doi.org/10.1210/clinem/dgab335
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.