Concussão cerebral ou traumatismo cranioencefálico leve, é considerada em um contexto de trauma onde a região cranioencefálica sofre forças de aceleração e desaceleração ou um impacto direto, podendo esse dois mecanismos ocorrerem juntos.
Nesse contexto, o trauma induz perturbações na funcionalidade cerebral, que podem gerar alterações no estado de consciência e memória, sendo importante ressaltar que de forma objetiva, a escala de coma de Glasgow deve ter pontuação entre 13 e 15, uma vez que valores inferiores já configuram traumas moderados ou graves, com pior perfil
prognóstico.
O perfil clínico do paciente costuma ser a presença de confusão mental e alterações de memória, não necessariamente precisa ter ocorrido perda de consciência, normalmente apresenta pensamento confuso,desatento e lentificado, com perda mnéstica de informações do trauma e fatos temporalmente próximos. O paciente também pode ter sintomas associados, como cefaleia, náuseas, vômitos, tontura, foto e fonofobia.
Neste episódio, Johnatan Felipe, médico residente de neurologia e editor médico assistente do Portal Afya, fala sobre os principais pontos de preocupação na concussão cerebral. Ouça agora!
Concussão: com o que se preocupar – PEBMED – Notícias e atualizações médicas | Podcast on Spotify
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.